PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

O que abre e fecha no Ano-Novo e na véspera da passagem de 2021 para 2022

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

29/12/2021 04h00

O que vai abrir e o que vai ficar fechado no feriado de Ano-Novo e na véspera da virada de 2021 para 2022? Como funcionarão bancos, lojas, supermercados, INSS e outros serviços?

Veja o que funciona (ou não) nos dias 31 de dezembro de 1º de janeiro em São Paulo (em alguns casos, vale também para todo o Brasil).

Bancos no país

Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), as agências de todo o Brasil não vão abrir na sexta-feira (31). Portanto, o último dia de expediente bancário em 2021 será na quinta-feira (30).

No sábado, as agências não abrem mesmo.

"Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário", afirma o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos caixas automáticos.

Caixa Econômica Federal

Segue as mesmas regras dos demais bancos.

Comércio no Brasil

Em geral, as associações comerciais das cidades orientam que os estabelecimentos funcionem até 18h do dia 31, porém esses horários podem variar por determinação dos donos das lojas.

No dia 1º, apenas serviços essenciais podem abrir, como supermercados, postos de gasolina e farmácias. Mesmo assim, não são todos os locais que deverão ficar abertos —isso também depende do proprietário.

INSS no país

No dia 31, as agências de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o país irão funcionar das 7h às 13h, para atendimentos que foram agendados para a data.

Haverá alteração também no horário de atendimento pela Central 135, que será das 7h às 19h.

Segundo o órgão, segurados que necessitarem de serviços e requerimento de benefícios podem utilizar o site ou aplicativo Meu INSS.

Correios no Brasil

As agências de todo o Brasil não vão abrir nem na sexta-feira nem no sábado.

O atendimento será retomado na segunda-feira (3/1).

A empresa diz que faz atendimento pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100, pelo chat ou pelo Fale Conosco no site.

Rodízio de veículos em São Paulo

Em São Paulo, as regras de restrição de veículos no centro expandido da capital estão suspensas até 14 de janeiro.

Continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: zona de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC) e a zona de máxima restrição ao fretamento (ZMRF).

A zona azul segue operando normalmente, exceto no dia 1º, que é feriado.

Transporte coletivo em São Paulo

Segundo a SPTrans, a circulação dos ônibus na capital paulista em 31 de dezembro será com 100% da frota operacional em relação aos dias úteis. No dia 1º, a frota será equivalente à de domingo.

O atendimento nos postos de venda da SPTrans em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será das 6h às 19h na sexta e no sábado. As lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas.

Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão operar com os horários normais de dia útil na sexta-feira. No dia 1º, a operação será equivalente à de domingo.

O metrô opera com horários de dia útil na sexta, e de sábado no dia 1º.

As linhas administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), nas regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP), Campinas (RMC), Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), Sorocaba (RMS) e Baixada Santista (RMBS) vão operar, no dia 31, com horários equivalentes aos de sábado, porém com reforço de frota em linhas de maior demanda. No primeiro dia de janeiro, serão seguidos horários de domingo.

Feiras livres em São Paulo

Seguem os horários normais de funcionamento nos dois dias na cidade.

Saúde em São Paulo

Na sexta, todos os espaços de saúde da cidade funcionarão normalmente, como em um dia útil.

No sábado, vão funcionar apenas os atendimentos de plantão comuns (Unidades de Pronto Atendimento e hospitais).

PUBLICIDADE