IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Com alta de 76% em 2021, querosene de aviação superou diesel e gasolina

O querosene para aviação se consolidou como o combustível de massa mais caro do último ano - Getty Images
O querosene para aviação se consolidou como o combustível de massa mais caro do último ano Imagem: Getty Images

Do UOL, em Brasília

11/01/2022 21h55

O preço do querosene para aviação superou as altas da gasolina e do diesel em 2021. De janeiro até o meio de dezembro do ano passado, o preço do combustível para aeronaves teve um aumento de 76,2%, segundo levantamento realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

Assim, o querosene para aviação se consolidou como o combustível de massa mais caro do último ano. A alta do diesel foi estimada em 56%, a da gasolina em 42,2% e o gás de cozinha teve aumento de 36% no preço — escaladas de valor que foram sentidas no bolso do consumidor em 2021.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, disse que a disparada do combustível de aeronaves é preocupante, especialmente no momento em que os aeroportos, empresas aéreas e o setor de turismo tentam se recuperar da perda econômica causada pela pandemia da covid-19.

"Ainda temos a pressão dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos nossos custos são indexados pela moeda norte-americana", explicou.

Os dados foram gerados a partir das informações atualizadas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).