Com alta de 76% em 2021, querosene de aviação superou diesel e gasolina
O preço do querosene para aviação superou as altas da gasolina e do diesel em 2021. De janeiro até o meio de dezembro do ano passado, o preço do combustível para aeronaves teve um aumento de 76,2%, segundo levantamento realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).
Assim, o querosene para aviação se consolidou como o combustível de massa mais caro do último ano. A alta do diesel foi estimada em 56%, a da gasolina em 42,2% e o gás de cozinha teve aumento de 36% no preço — escaladas de valor que foram sentidas no bolso do consumidor em 2021.
Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, disse que a disparada do combustível de aeronaves é preocupante, especialmente no momento em que os aeroportos, empresas aéreas e o setor de turismo tentam se recuperar da perda econômica causada pela pandemia da covid-19.
"Ainda temos a pressão dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos nossos custos são indexados pela moeda norte-americana", explicou.
Os dados foram gerados a partir das informações atualizadas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.