Governo vai mudar prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS
A prova de vida obrigatória de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vai mudar e passará a ser feita a partir do cruzamento de dados entre as bases governo federal. Com isso, a expectativa é de que o processo fique mais fácil.
Nesta quarta (2) o presidente Jair Bolsonaro (PL) assina uma portaria com as mudanças. Ainda não há detalhes sobre as alterações.
A nova regra vai valer para os segurados que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria.
A prova de vida é um procedimento obrigatório para o segurado do INSS provar que está vivo e continuar recebendo benefícios. Caso os segurados não passem pelo processo, os valores são suspensos.
Atualmente, cada pessoa precisa comparecer presencialmente ao banco responsável pelo pagamento do benefício e fazer a prova de vida por meio de biometria nos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal das agências, apresentando o cartão de débito e um documento com foto.
Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio, mediante agendamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.