Recorde: Comerciais de 30 segundos do Super Bowl chegam a custar US$ 7 mi
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A 56ª edição do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, está marcada para o próximo domingo (13). Além da disputa entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams, outra ponto de atração está nos intervalos da partida: a transmissão deste ano contará com os comerciais que podem ser considerados os mais caros da história da publicidade mundial.
Segundo o grupo de comunicação NBC, que detém os direitos de transmissão do evento para os EUA, alguns intervalos de 30 segundos custarão US$ 7 milhões (R$ 36,5 milhões). O preço médio é um pouco menor: US$ 6,5 milhões (R$ 34 milhões) —em 2021, os valores médios chegaram a US$ 5,5 milhões (R$ 29 milhões).
De acordo com a emissora norte-americana, mais de 30 marcas estrearão nos intervalos do 'Big Game' neste ano. A disputa entre fábricas de carros será destaque mais uma vez: BMW, GM, Kia, Nissan e Toyota já confirmaram presença.
É comum as marcas divulgarem seus comerciais antes da partida —até para gerarem buzz em torno das campanhas. Quase 30 delas já publicaram seus filmes, que contam com a presença de muitos famosos, como Halle Berry, Scarlett Johansson, Lindsay Lohan, Matthew McConaughey, Gwyneth Paltrow e Arnold Schwarzenegger.
Expansão para o Brasil
Neste ano, a partida será transmitida para o Brasil pelos canais ESPN e RedeTV!. É a primeira vez em 24 anos que o jogo estará na TV aberta (o Esporte Interativo chegou a exibir algumas partidas na década de 2010, mas apenas para domicílios com antena parabólica). A negociação com a RedeTV! foi feita pela Effect Sport, agência de marketing da NFL no Brasil.
"Conversamos com diversas emissoras e todas se encantaram com o produto. Mas nenhuma mostrou o mesmo apetite da RedeTV!, principalmente porque a transmissão esbarra em alguns obstáculos, como a duração do jogo", afirma Marcelo Paiva, head de marketing da agência.
A emissora também vai transmitir o tradicional show do intervalo do Super Bowl, o 'Pepsi Halftime Show', que neste ano terá um palco com Eminem, Snoop Dogg, Dr. Dre, Mary J. Blige e Kendrick Lamar.
"A maior missão da transmissão é a promoção do conteúdo, é levar o esporte para um público ainda maior no Brasil. Era uma demanda da NFL, e conseguimos fechar todas as questões operacionais num curto intervalo de tempo", declara Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect.
Os patrocinadores na transmissão da RedeTV! serão Burger King, Casas Bahia, GM, GSK, JHSF e Vivo. A emissora não divulgou os valores dos pacotes comerciais no Brasil.
A NFL também deu início efetivo à internacionalização "territorial" do esporte. Além de partidas oficiais, a liga também entregou a algumas equipes a missão de desenvolver novos negócios em 8 países.
No Brasil, o Miami Dolphins será responsável para eventos, comercialização de produtos e ações publicitárias que divulguem a modalidade. Ainda não há uma data para o início destas iniciativas.
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