PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Carnaval 2022: confira o que abre e fecha em SP, Rio, BH, Salvador e Recife

Desfile de 2019 da Beija-Flor de Nilópolis, no Rio; este ano, escolas irão para a avenida em abril - Fábio Costa/Estadão Conteúdo
Desfile de 2019 da Beija-Flor de Nilópolis, no Rio; este ano, escolas irão para a avenida em abril Imagem: Fábio Costa/Estadão Conteúdo

Felipe Pereira

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

24/02/2022 04h00Atualizada em 24/02/2022 08h54

O Carnaval de 2022 está diferente. Após o aumento do número de casos da variante ômicron do coronavírus, muitos estados decidiram suspender as festas, e cidades como São Paulo e Rio de Janeiro mudaram as datas dos desfiles das escolas de samba para abril.

Este ano, o Carnaval está previsto para começar no próximo sábado (26) e terminar na quarta-feira (2). É importante saber que o período de Carnaval não é considerado feriado nacional, mas cada estado e município pode ter suas leis próprias, decretando ponto facultativo. Neste caso, as regras valem para órgãos públicos, incluindo escolas, mas também servem de orientação para a iniciativa privada, que pode optar ou não por dispensar seus funcionários do trabalho.

O UOL traz o resumo do que abre e fecha nesse período nos principais serviços, como bancos, Correios, INSS, e as regras em algumas capitais, como SP, Rio, BH, Salvador e Recife. Confira abaixo:

Bancos

Os bancos, que já não abrem normalmente aos sábados e domingos, também vão fechar na segunda (28) e terça-feira (1º) de Carnaval, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Na quarta-feira de Cinzas (2), o expediente começa às 12h (horário local), com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta que os clientes usem sites e aplicativos dos bancos para fazer transferências e pagar contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Boletos de consumo, como água, energia, telefone, e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem multas, na quarta-feira (2).

Correios

No sábado (26), haverá expediente normal nas agências que costumam abrir neste dia da semana.

Na segunda (28) e terça-feira (1º) as agências estarão fechadas. O atendimento será retomado na quarta-feira (2) após as 12h, assim como as entregas.

A CAC (Central de Atendimento) também não vai ter atendimento ao público na segunda (28) e terça-feira (1º) de Carnaval, mas a consulta de manifestações e rastreamento de objetos estarão disponíveis ininterruptamente pelo app ou na página dos Correios (www.correios.com.br). Na quarta-feira (2), a CAC retomará o atendimento normal, das 8h às 20h.

Porém, fique atento. Segundo os Correios, "nas localidades em que as datas acima tenham sido antecipadas por decreto estadual ou municipal, em razão da pandemia de covid-19, as unidades de atendimento e operacional irão funcionar normalmente", comunicou a empresa.

INSS

As agências do INSS de todo o Brasil estarão fechadas para o público na segunda (28) e terça-feira (1º).

O atendimento será retomado na quarta-feira (2), a partir das 14h, para quem tiver agendamento marcado.

Se algum atendimento foi marcado para a quarta-feira de manhã, a orientação do INSS é não ir à agência. É necessário ligar para o telefone 135 e consultar o novo horário, remarcado pelo próprio órgão.

São Paulo

Apesar do adiamento dos desfiles, a Prefeitura de São Paulo decidiu manter o ponto facultativo na segunda (28), terça (1º) e quarta-feira (2) de Carnaval. A medida também vale para todo o estado.

O comércio de rua poderá definir se abre ou não durante os dias de pontos facultativos, informou a ACSP (Associação Comercial e Industrial de São Paulo).

Os shoppings vão abrir normalmente no sábado (26), domingo (27), e segunda-feira (28), mas as lojas poderão abrir ou não conforme a decisão do lojista. Na terça (1º), o horário pode ser reduzido, das 12h às 20h, mas depende de cada estabelecimento.

A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, não fará negociações no período, só retornando na quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h.

No transporte público, os ônibus não vão alterar os horários no sábado (26) e domingo (27). Na segunda (28) e terça-feira (1º), as saídas vão seguir a tabela de sábado. Na quarta-feira (2), os ônibus circulam em horário normal para dias úteis.

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes seguirá normalmente. O Posto Central estará fechado durante o período de Carnaval, e reabre na quarta-feira (2), às 8h. As lojas Augusta, Jabaquara e Santana estarão abertas somente na segunda-feira (28), permanecendo fechadas no sábado (26), domingo (27) e terça-feira (1º), voltando ao funcionamento normal na quarta-feira (2).

A vacinação contra a covid-19 estará disponível durante o período de Carnaval em postos específicos da capital. No sábado (26), a imunização acontece nas AMAs/UBS Integradas, das 8h às 19h, para aplicação de primeira, segunda e dose adicional. Podem se vacinar crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos.

No domingo (27), a vacinação será exclusivamente para adolescentes e adultos, entre 8h e 16h, nas farmácias parceiras da avenida Paulista e, das 8h às 17h nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos (aberto das 11h às 16h), da Independência e da Juventude. Não haverá vacinação no parque Ceret.

Na segunda (28) e terça-feira (1º), a vacinação vai acontecer nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h, para crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos.

Na Quarta-feira de Cinzas (2), a vacinação estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas das 8h às 19h. A partir do meio-dia, toda a rede volta a vacinar: UBSs até as 19h, e megapostos e drive-thrus até as 17h.

Rio de Janeiro

O Rio também adiou para abril os desfiles das escolas de samba. Mas a prefeitura da capital não havia informado ao UOL como ficaria o atendimento dos órgãos públicos até a publicação desta reportagem. Também não divulgou como será o esquema de vacinação contra covid-19 e o funcionamento dos ônibus. As informações ainda não estavam disponíveis no site da prefeitura.

As lojas do comércio de rua vão poder abrir normalmente no sábado (26) e domingo (27), e segunda-feira (28), conforme acordo fechado entre a Fecomercio e o SEC-RJ (Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro).

Os shoppings vão abrir normalmente no sábado (26). No domingo (27), o horário será reduzido, das 14h às 20h. As praças de alimentação podem funcionar até às 23h.

Na segunda (28), os shoppings vão abrir no horário normal, das 10h às 22h. Na terça (1°), as lojas devem abrir das 14h às 20h e, na quarta-feira de Cinzas (2), das 12h às 22h, podendo iniciar as operações a partir das 10h.

Belo Horizonte

Na capital mineira, não haverá ponto facultativo do Carnaval. Isso significa que todos os serviços públicos municipais vão funcionar normalmente nos dias de semana: segunda (28), terça (1º), e quarta-feira (2), incluindo o esquema de imunização contra o coronavírus, que segue avançando na capital.

O transporte coletivo vai funcionar nos horários normais de dias úteis.

O comércio de rua, entretanto, poderá ter o atendimento afetado por causa de um acordo coletivo com os trabalhadores da área. As reuniões entre a Câmara de Dirigentes, o CDL-BH (Lojistas de Belo Horizonte) e sindicatos terminaram sem acordo. Assim, os patrões até podem abrir as lojas, mas não poderão convocar funcionários para trabalhar. O calendário do comércio de BH ficou assim:

  • Sábado (26) - Funcionamento normal
  • Domingo (27) - Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril)
  • Segunda (28) - Não haverá expediente (Dia do Comerciário)
  • Terça (1º) - Não haverá expediente
  • Quarta (2) - Expediente após as 12h

Salvador

Na capital baiana, o Carnaval de rua foi cancelado, e os tradicionais blocos não vão sair este ano. Por isso, os pontos facultativos também foram cancelados.

Assim, o transporte público vai funcionar normalmente, bem como o atendimento nas unidades de saúde.

O ferry-boat, que liga Salvador à Ilha de Itaparica, terá viagens nos horários regulares (de hora em hora). Porém, se houver a necessidade, equipes estarão disponíveis com embarcações saindo em horas extras.

Confira os horários:

  • Segunda a sábado: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h, 22h e 23h30, saindo dos terminais São Joaquim e Bom Despacho (Salvador e Itaparica).
  • Domingo: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h, 22h e 23h30, saindo dos terminais São Joaquim e Bom Despacho (Salvador e Itaparica).

Recife

O governo de Pernambuco cancelou as festas e o ponto facultativo do Carnaval. Então, na Grande Recife, todos os estabelecimentos públicos devem abrir as portas normalmente, incluindo o serviço de vacinação contra covid-19.

O transporte público também funciona sem alterações.

O comércio de rua vai abrir das 9h às 18h (horário normal) no sábado (26), segunda (28), terça (1º) e quarta-feira (2), de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife. No domingo (27), a abertura é facultativa.

Os shoppings devem funcionar das 10h às 22h no sábado (26), das 12h às 21h no domingo (27); e das 10h às 23h na segunda (28), terça (1º) e quarta-feira (2). Alguns estabelecimentos podem abrir ou fechar mais cedo.