Amazon é criticada por vender camisetas com 'Z' usado pela Rússia
A Amazon está sendo alvo de críticas após disponibilizar roupas e outros produtos com o símbolo "Z" branco dentro de um quadrado, imagem associada aos apoiadores da Rússia na guerra com a Ucrânia. Originalmente, o ícone é utilizado pelo exército russo para evitar o risco de incidentes de "fogo amigo", segundo o tabloide britânico Daily Star.
Nos anúncios, de acordo com a publicação, havia camisetas de manga longa, acessórios para telefone e roupas militares com o símbolo, que também está sendo chamado de "suástica do Putin" — uma alusão ao símbolo usado pelos nazistas. Os produtos estavam sendo vendidos por preços entre 10 e 15,99 libras esterlinas, o equivalente a R$ 65 e R$ 105, segundo a cotação atual.
As descrições dos produtos ainda citavam que eles haviam sido despachados pela Amazon, mas não estava evidente qual era o fabricante.
Os anúncios foram retirados da plataforma na manhã de ontem, segundo o Daily Star. A publicação buscou um posicionamento da empresa, mas disse que não obteve resposta.
A Associação de Ucranianos da Grã-Bretanha havia exigido da plataforma a remoção dos itens e uma doação para uma instituição de caridade que ajuda a Ucrânia "como um pedido de desculpas por sua total falta de escrutínio", segundo o jornal britânico iNews.
Entre as polêmicas envolvendo a Amazon, em 2020 a plataforma foi criticada por vender livros contendo teorias da conspiração a respeito da rede móvel 5G, permitindo que eles aparecessem como material factual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.