IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Greve pode afetar Pix, alerta sindicato; BC diz ter plano de contingência

Sindicato disse que mais de 90% dos participantes de assembleia apoiaram greve por reajuste salarial - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Sindicato disse que mais de 90% dos participantes de assembleia apoiaram greve por reajuste salarial Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

29/03/2022 09h28Atualizada em 29/03/2022 10h58

O sindicato dos servidores do Banco Central (Sinal) alertou hoje que a greve aprovada para começar na próxima sexta-feira (1º) pode afetar o funcionamento do Pix e outros serviços do órgão. A instituição, porém, disse ter planos de contingência para manter os sistemas essenciais para a população, sem especificar quais são esses.

Os servidores do BC vêm pressionando o governo por reajustes salariais e reestruturação de carreiras e já vinham adotando operação padrão, com paralisações diárias em horários específicos. A adoção da greve foi aprovada ontem por mais de 90% dos participantes da assembleia, que reuniu 1.300 dos 3.400 funcionários da ativa.

Ontem, o BC adiou por tempo indeterminado a divulgação de estatísticas do mês de fevereiro, que seriam publicadas nesta semana. O presidente do Sinal, Fábio Faiad, atribuiu o atraso está à paralisação dos servidores.

Em nota, a autoridade monetária disse reconhecer o direito de manifestação dos servidores e confia que eles cumprirão os deveres com a instituição e a sociedade. O texto diz ainda haver planos para "manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR [Sistema de Transferência de Reservas], Pix, Selic, entre outros".

*Com informações da Reuters