IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ovo da Britney: Criador começou com alfajor e trocou medicina por chocolate

Flakes Brazil: trecho do vídeo que a Britney Spears compartilhou com ovo de Páscoa feito no Brasil - Reprodução/Instagram
Flakes Brazil: trecho do vídeo que a Britney Spears compartilhou com ovo de Páscoa feito no Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Corona

Colaboração para o UOL, em Porto Velho

31/03/2022 15h57

Quando começou a vender alfajor para ter uma renda extra, em 2016, entre as aulas da faculdade de medicina, Leonardo Borges, 27, jamais imaginou que teria um dia tão intenso e marcante como foi o de ontem.

Sua confeitaria, uma das mais conhecidas de Porto Velho, em Rondônia, teve um vídeo divulgado no Instagram pela cantora norte-americana Britney Spears. Ela compartilhou um vídeo do perfil da Flakes Brazil, de um ovo de Páscoa de colher, dizendo "I really like chocolate" ("gosto muito de chocolate"). Com isso, o vídeo ultrapassou sete milhões de visualizações, segundo Leonardo.

O UOL visitou a confeitaria na quarta-feira (30) e falou com Leonardo, sua mãe e sócia, Laura Borges, e sua noiva, Mylena Borcioni, que cuida das redes sociais da loja.

Não conseguimos responder todas as mensagens que chegam no WhatsApp. Hoje eu e a Mylena fomos assistir ao documentário da Britney às 2h da manhã para saber toda a história e as dificuldades que ela passou. Dormimos muito pouco, mas estamos felizes com a repercussão que a postagem deu para a gente.
Leonardo Borges, dono da Flakes Brazil

Leonardo Borges, dono da Flakes Brazil. Confeitaria ficou famosa após Britney Spears compartilhar vídeo com ovo de Páscoa 'made in Brazil' - Divulgação - Divulgação
Leonardo Borges começou vendendo alfajor entre as aulas de medicina
Imagem: Divulgação

A responsável pelo engajamento do vídeo foi Mylena, que o produziu e postou no Instagram da Flakes. Britney não provou o produto, ao contrário do que muita gente pensou. Ela apenas repostou as imagens com música de fundo.

"Não tem nem uma semana que a gente publicou o vídeo. Muitos acharam que a gente mandou o ovo para ela nos Estados Unidos. Mas não, do jeito que a gente colocou, ela repostou. E a repercussão foi imediata. Até pintei minha unha de novo com a mesma cor que estava na gravação", brincou ela.

O sucesso do vídeo fora do país foi tão grande que a Flakes Brazil começou a receber pedidos do exterior. Mas ainda não há planos de atender clientes lá de fora.

O melhor é o pessoal mandando mensagens no WhatsApp perguntando se a gente entrega nos Estados Unidos, porque viu o vídeo da Britney com o nosso ovo.
Mylena Borcioni, noiva de Leonardo

Hoje as entregas são realizadas somente na capital rondoniense.

Na visita à loja, a reportagem observou que os dois salões que compõem o ambiente da Flakes estavam cheios. Muitos clientes estavam comprando os ovos Britney para degustar em casa ou no trabalho. Outros, faziam encomendas para a Páscoa.

Uma mulher, que se identificou apenas como Fernanda, falou que estava levando o ovo Britney para Manaus (AM).

"Li algumas reportagens e fiquei interessada em conhecer a confeitaria. Como viajo hoje à noite, vou levar o doce para a minha família provar", disse.

Apesar da fama repentina, Leonardo garante que não vai aproveitar para subir os preços.

"Seria antiético da minha parte. Apesar das dificuldades, queremos vender muito, sem prejudicar os nossos clientes e aqueles que quiserem conhecer nossa marca", afirmou.

Ovo Britney custa R$ 95

Loja aproveita o apoio da cantora para fazer propaganda  - Felipe Corona/Colaboração para o UOL - Felipe Corona/Colaboração para o UOL
Loja aproveita o apoio da cantora para fazer propaganda
Imagem: Felipe Corona/Colaboração para o UOL

Na vitrine da Flakes, há desde brigadeiros com creme de avelã e granulado de chocolate belga, por R$ 4, até cestas de doces que chegam a R$ 300.

Rebatizado de ovo Britney, o ovo Dragé, divulgado pela cantora, pesa 400 gramas e tem a casca cravejada de bolinhas coloridas e recheio de brigadeiro gourmet. Custa R$ 95.

Com 15 funcionários, a Flakes Brazil está localizada em uma das principais avenidas de Porto Velho, a Calama, em um bairro bem localizado, o Embratel, zona norte da capital. Segundo Leonardo, o faturamento anual é de R$ 2 milhões.

Além de atender na loja física, também faz entregas, e 90% das vendas tem doces como foco principal (os outros 10% são salgados finos). O principal canal de divulgação é a internet.

"Eu mesmo criei o Instagram quando comecei a vender alfajor. Com a loja, consolidamos a marca, que já está preparada para expandir para outros estados e até fora do país. Por isso, até, o Brazil com Z", disse Leonardo.

Confeiteiro abriu mão de ser médico

Vitrine da Flakes Brazil também agrada com com trufas, brigadeiros e cookies - Felipe Corona/UOL - Felipe Corona/UOL
Vitrine da Flakes Brazil também tem trufas, brigadeiros e cookies
Imagem: Felipe Corona/UOL

Leonardo e Laura contaram ao UOL que a empresa começou há seis anos, quando Leonardo estudava para realizar o sonho de ser médico.

"Eu tinha emprego, meu dinheiro, minha independência. Mas, com essa vontade de ser médico, voltei a ser dependente dos meus pais. Precisava de grana [para pagar a faculdade de medicina] e resolvi vender alfajor. Era o dia inteiro vendendo. Quando sobravam alguns, ia para órgãos públicos vender", falou o confeiteiro.

"Ele me via fazendo bolos e doces para a família e resolveu encarar o desafio. É um dom, pois, antes da faculdade, ele não tinha feito cursos [de culinária]. Daí tomei a decisão de ajudá-lo nessa empreitada", disse Laura.

Em 2018, abriram a confeitaria.

"Começamos na nossa casa, mas tivemos que contratar gente. Como perdemos a privacidade, decidimos abrir um ponto. Era no sistema pegue e leve. Daí as pessoas começaram a pedir para a gente colocar mesinhas. Começamos com uma, depois foram duas, três. Nossos carros-chefes são os doces gourmet", explicou Leonardo.

Ele conseguiu se formar em medicina, mas preferiu seguir com a confeitaria e diz não se arrepender de ter trocado o jaleco e o estetoscópio pelas espátulas, batedeiras e fornos.

"Também temos a Flakes Academy, onde já dei cursos presenciais e online para 15 mil alunos. Inclusive, um dos nossos cursos foi em Orlando [Flórida, EUA]. Quem já esteve conosco lá também ficou muito feliz com esse lance da Britney e já disponibilizou também o ovo para seus clientes", disse.

'Depois da força que a Britney nos deu, serei um fã fiel'

Questionado pelo UOL se é fã da Britney Spears, Leonardo falou que agora vai acompanhar muito mais a cantora, depois da moral que ela deu para os ovos de Páscoa de Rondônia.

Eu tinha interesse na carreira dela, sem me aprofundar muito. Mas, depois da força que ela nos deu, serei um fã fiel. Agradeço demais o que fez. Quem sabe um dia ela possa provar nossas delícias.
Leonardo Gomes