Procon-SP notifica empresa que usa falsa morte de fundadora como marketing
O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou a Triade Empreendimentos em Vendas Digitais, responsável pela varejista online de bolsas de luxo Netbags, por veicular uma mensagem falsa que informava a morte da fundadora da empresa.
"Com muito pesar e tristeza, informamos o falecimento de dona Marcilene Fernandes Freitas, fundadora da rede de bolsas Netbags, no dia 14/02/2022, após 5 anos de luta contra o câncer de mama", diz o texto, assinado por Marcelo Fernandes Freitas, creditado como "filho, amigo e admirador" de Marcilene.
O próprio site, porém, informa que o texto foi "criado com técnicas de storytelling". Em uma seção, a empresa diz que o site "utiliza da estratégia de marketing storytelling para a criação de uma narrativa fictícia, com o intuito de criar uma experiência marcante e única de compra. Todo o enredo sobre a personagem Dona Marcilene é fictício, lúdico e criado por uma equipe de escritores".
Para o Procon, o comunicado foi criado como uma peça promocional, a fim de comover os consumidores e impulsionar as vendas.
De acordo com o órgão, a mensagem seria um recurso de marketing, tratando-se de história fictícia que teria como objetivo criar "uma experiência marcante e única de compra", conforme dizia o comunicado. Até a publicação desta matéria, a página ainda permanecia no site da empresa.
A reportagem do UOL entrou em contato com a Triade, mas até o momento não obteve resposta. O texto será atualizado, em caso de manifestação da empresa.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid, houve uma tentativa de criar comoção com uma história que não é real, e o fato pode ter levado muitas pessoas a comprarem do site. A prática seria considerada abusiva, pois a lei não permite esse tipo de estratégia publicitária.
Além disso, o Procon também notificou a Triade após consumidores reclamarem nas redes sociais de atrasos e entregas de produtos diferentes daqueles comprados e até mesmo falsificados.
A empresa tem até segunda-feira (25) para esclarecer o motivo de ter optado pela estratégia de marketing questionada pelo Procon e se respondeu as reclamações dos consumidores. A Triade ainda deverá explicar se os produtos divulgados no site são de fato produzidos pela empresa e autênticos.
O Procon pediu ainda a apresentação de documentos de aquisição dos últimos seis meses e os nomes dos representantes legais da empresa.
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