IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro Paulo Guedes testa positivo para covid e apresenta sintomas leves

Ministro da Economia, Paulo Guedes, na cerimônia de lançamento de novas entregas do programa Renda e Oportunidade - Clauber Cleber Caetano/Presidência da República
Ministro da Economia, Paulo Guedes, na cerimônia de lançamento de novas entregas do programa Renda e Oportunidade Imagem: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 12h21

O ministro da Economia, Paulo Guedes, testou, hoje, positivo para a covid-19, mas apresenta apenas sintomas leves, segundo informação divulgada pela assessoria de imprensa do próprio ministério.

Guedes já está em isolamento e deve seguir a sua agenda com reuniões virtuais. Compromissos presenciais que seriam realizados ao longo desta semana foram cancelados.

A Assessoria Especial de Comunicação Social informa que o ministro Paulo Guedes testou positivo para covid-19. Os compromissos presenciais desta semana foram cancelados. Com sintomas leves e tendo tomado as três doses da vacina, o ministro manteve a agenda de reuniões virtuais e permanecerá em isolamento. Trecho de comunicado

Nos últimos dias, Guedes esteve nos Estados Unidos, onde participou de reuniões do FMI (Fundo Monetário Internacional), além de outras agendas.

O ministro tomou a terceira dose da vacina contra a covid-19 no dia 22 de outubro do ano passado. O local escolhido foi o posto de saúde do Lago Norte, área nobre de Brasília, a cerca de 13 km da Esplanada dos Ministérios. Guedes, que tem 72 anos e faz parte do grupo de risco da doença, havia tomado a primeira dose ainda em março, com a CoronaVac.

Na contramão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que não teria se vacinado e adota discurso negacionista em relação aos imunizantes, o ministro da Economia defende a vacinação em massa como solução para a volta à normalidade e a recuperação econômica.

Vacinação e número de óbitos

O Brasil chegou à marca de 163,4 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19, segundo boletim divulgado na sexta-feira (22) pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. Os dados foram obtidos junto às secretarias estaduais de saúde.

Ontem, o Brasil registrou 38 óbitos pela covid-19 nas últimas 24 horas —terceiro dia seguido com média de mortes abaixo de 100. De acordo com o consórcio, foram 99 mortes diárias na última semana.

A média móvel é considerada por especialistas como a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia. O índice é calculado a partir da média de mortes - ou de casos -, dos últimos sete dias.

Tradicionalmente, os números são mais baixos nos fins de semana e feriados, o que ajuda a explicar os dados, mas o país vem em uma sequência de quase dois meses registrando quedas diárias de óbitos. Ontem:

  • 8 estados não registraram mortes: Acre, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Sergipe;
  • 6 estados não atualizaram os dados de casos e óbitos: Amapá, Distrito Federal, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.