IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lançados como novos McPicanha, sanduíches do McDonald's não têm picanha

Colaboração para o UOL, em Brasília

27/04/2022 22h09

A rede de fast food McDonald's confirmou hoje que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha, lançados recentemente pela empresa, não têm picanha na composição. Em nota, a companhia disse lamentar que a publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores e informa que o recheio é produzido com diferentes cortes de carne bovina.

"Os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)", afirma o McDonald's (leia nota completa abaixo).

A manifestação ocorreu depois de a página Coma Com os Olhos, que faz resenhas sobre lanches no Instagram, ter afirmado que levaria o possível caso de propaganda enganosa ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ao Procon de São Paulo.

"Eles, de forma estratégica, deixaram uma informação extremamente relevante fora da divulgação. A tal carne de picanha, internamente chamada de carne pic, foi descontinuada. Desde o 5 de abril, os restaurantes da rede foram notificados pela matriz que deveriam usar a carne 3.1, ou seja, a da linha Tasty", diz a página em publicação de 19 de abril.

A campanha do McDonald's lançada nas redes sociais em abril deste ano informa, com letras miúdas e brancas sobre fundo vermelho, que o hambúrguer é "100% bovino" com molho sabor picanha.

"Tal informação, que não é passada ao consumidor da marca, é comprovada através dos prints de materiais de treinamento interno que foram obtidos com funcionários do McDonald's Brasil", diz o texto da página Coma Com os Olhos.

O que diz o McDonald's

"A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada "Novos McPicanha" tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara."

'É gostoso, mas não vale preço cobrado'

Pelas redes sociais, consumidores dizem que o valor cobrado, de cerca de R$ 40, pelo produto não é justo. "Comprei o McPicanha cheddar bacon... Ele é gostoso mas não vale os 41,90, a carne tem gosto de hambúrguer normal, não tem gosto de picanha", disse uma internauta.

."McPicanha, haha, confia, é picanha sim", ironizou outro usuário do Twitter após o lançamento da novidade pelo McDonald's.

"O molho tem sabor de picanha Knorr; a carne, um papelão molhado. Parabéns capitalismo", reclamou outra consumidora, no início de abril.