IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Luiza Trajano, do Magazine Luiza, toca sino de abertura da Bolsa de NY

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 13h36Atualizada em 09/05/2022 15h00

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da rede de lojas Magazine Luiza, tocou hoje o sino de abertura que dá início ao pregão da Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos.

Trajano também vai dar uma palestra no Brazil Summit, evento que reúne altos funcionários de governo, economistas e líderes empresariais para discutir o ambiente econômico e de negócios do Brasil e o papel do setor privado como motor do crescimento após a pandemia de covid-19.

Além da presidente do Conselho do Magazine Luiza, estão entre os convidados o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano, a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi.

Conhecido como uma espécie de símbolo para o mercado financeiro, o sino da Bolsa de Nova York é acionado diariamente, sempre às 9h30, para que comecem as negociações das ações, e toca novamente às 16h, anunciando o fim do pregão. Essa tradição existe desde 1903, portanto, já é feita há 119 anos.

Também hoje, Trajano vai receber a homenagem de Pessoa do Ano da Câmara de Comércio Brasil-Americana. A CEO da IBM, Virginia Rometty, também que receberá o mesmo título.

Antes dela, já receberam a honraria em outras oportunidades o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, o ex-ministro Henrique Meirelles e o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger.

Em setembro do ano passado, Trajano foi listada pela revista americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021.

Na lista, a empresária da Magazine Luiza foi incluída no rol de "titãs", que também contou com figuras como a ginasta Simone Biles, o empresário Tim Cook (CEO da Apple) e o jogador de futebol americano Tom Brady, casado com a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Luiza Trajano & Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano presidiu a rede varejista entre 1991 e 2015. A partir de 2016, a companhia passou a ser comandada por Frederico Trajano, filho dela.

A empresária herdou o comando da tia, Luiza Trajano Donato, que fundou o Magazine Luiza ao lado do marido, Pelegrino José Donato, em Franca, no interior de São Paulo.

Durante o período em que comandou a rede, Luiza Helena Trajano a expandiu para fora do interior paulista e do Triângulo Mineiro, adquiriu varejistas menores em todo o Brasil e listou a companhia na Bolsa de Valores.