IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mutirão de emprego com 10 mil vagas tem longas filas no Anhangabaú, em SP

16.mai.2022 -  Fila de pessoas para participar do mutirão do emprego no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
16.mai.2022 - Fila de pessoas para participar do mutirão do emprego no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 08h01Atualizada em 16/05/2022 11h27

Trabalhadores em busca de emprego formam longas filas em busca de uma vaga no Mutirão do Emprego, realizado hoje no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. São cerca de 10 mil oportunidades oferecidas.

Organizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o feirão terá atendimento das 8h às 17h e ocorrerá até sexta-feira. Pouco antes das 9h, mais de 1.300 senhas já haviam sido distribuídas, mas a expectativa é que 5 mil sejam fornecidas só hoje. Muitas pessoas passaram a noite na fila em busca de um trabalho.

É obrigatório o uso de máscara de proteção contra a covid-19 dentro do sindicato, localizado na rua Formosa, 99.

Em entrevista à TV Globo, Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), disse que as vagas se concentram nas áreas de comércio e serviços.

"Por conta da pandemia, que represou muitas vagas, eu acho que nós tivemos uma oferta muito grande nesse mutirão, bem maior que nos anteriores. A maior parte é comércio e serviços. Tem muita tecnologia, aplicativos, vendedores, padeiros, açougueiros, uma gama de alternativas para as pessoas terem oportunidade", elencou ele.

Patah pede que os interessados levem um documento de identificação, com RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo, e um currículo. "Já ajuda para ver qual é o tipo de vaga que a pessoa está qualificada."

Segundo ele, muitas empresas — mais de 100 participam do mutirão — já farão entrevistas ainda hoje, mas isso não significa que as pessoas sairão empregadas do mutirão. "Nós torcemos para isso, pode ocorrer. Pode ocorrer também uma segunda entrevista ou pode ser necessária uma pequena capacitação já combinada com a empresa, fazendo essa capacitação já tem a vaga garantida", explicou.