IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bitcoin Pizza Day: hoje marca 12 anos da 1ª compra com a criptomoeda

Alexander Spatari/Getty Images
Imagem: Alexander Spatari/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/05/2022 16h39

A data 22 de maio comemora a primeira compra feita com bitcoin. Nesse dia em 2010, um programador chamado Laszlo Hanyecz pagou por duas pizzas utilizando a criptomoeda. Na época, ele era morador da Flórida, nos Estados Unidos.

A transação, no entanto, não foi tão fácil. Hanyecz precisou postar um anúncio em um fórum para interessados em bitcoin e perguntou se alguém estava disposto a comprar duas pizzas grandes para ele. O pagamento seria totalmente em BTC, ou bitcoin.

Quatro dias depois, o programador teve resposta de um jovem de 19 anos que topou ir comprar as pizzas e, em troca, recebeu 10.000 bitcoins.

Depois do ocorrido, Hanyecz ficou conhecido como "o cara da pizza do bitcoin" e revelou que fazer essa compra tornou a moeda mais legítima para ele.

Em entrevista à rede norte-americana CBS, o programador disse ter feito inúmeras transações após ter adquirido as pizzas em bitcoin e estimou ter gastado cerca de 100 mil da criptomoeda na época.

Desde então, entusiastas do bitcoin comemoram o dia 22 de maio pedindo pizzas. Para homenagear a data, o Bitconf, conferência da criptomoeda que ocorre esse fim de semana em São Paulo, se propôs a fazer um grande Pizza Day e disse que irá distribuir 2 mil pizzas hoje para participantes do evento.