IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL Confere é novo parceiro do programa de checagem de fatos da Meta

UOL Confere vacinação - UOL Confere
UOL Confere vacinação Imagem: UOL Confere

Do UOL, em São Paulo

04/07/2022 04h00

O UOL Confere, divisão do UOL para checagem de informações, passa a integrar a partir desta segunda-feira (4) o programa de verificação de fatos da Meta no Brasil.

Pelo programa, conteúdos no Facebook e no Instagram marcados como falsos, alterados ou parcialmente falsos têm sua distribuição reduzida no feed.

Alerta de conteúdo não confiável

Os usuários que ainda assim visualizarem esses conteúdos em seus feeds, os verão cobertos com um rótulo e um link direcionando para a verificação de fatos.

Além disso, se tentarem compartilhar o conteúdo em sua timeline, os usuários receberão um alerta de que se trata de um conteúdo não confiável.

Páginas, Grupos, contas e websites que repetidamente compartilham notícias falsas também passam por restrições, incluindo a redução do alcance de todo o seu conteúdo.

Além do UOL Confere, a Reuters Fact Check também passa a integrar o programa, aumentando para seis o número de parceiros da iniciativa no país.

"A chegada da Reuters Fact Check e do UOL Confere ao nosso programa de verificação de fatos no Brasil reforça nosso compromisso em combater a desinformação e acontece em um momento importante, alguns meses antes das eleições, quando sabemos que é ainda mais importante o combate a notícias falsas para assegurar a integridade do processo democrático", diz a gerente de Parcerias Estratégicas da Meta com Veículos de Notícias na América Latina Dulce Ramos.

Parcerias

Os parceiros têm acesso a conteúdos no Facebook e no Instagram como posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade ou identificados a partir de uma série de sinais, para analisar sua veracidade.

No Brasil, Agência Lupa, Aos Fatos, Agence France Presse (AFP) e Estadão Verifica também são parceiros do programa de verificação da Meta, que foi lançado no país em maio de 2018.

"A parceria com a Meta é muito importante dentro de nossa estratégia de aumentar o volume de checagens de notícias. É uma medida que considero fundamental para, ao mesmo tempo, minimizar o impacto da desinformação e alertar o público a não acreditar em tudo o que recebe, lê ou vê"
Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL

O programa de verificação de fatos da Meta faz parte de uma ampla estratégia da empresa para combater a desinformação baseada em três pilares: remover contas e postagens que violam as regras de conteúdo, o que chamamos de Padrões da Comunidade; reduzir o alcance de conteúdos de baixa qualidade; e informar as pessoas, dando mais contexto sobre o que veem, para que possam tomar decisões mais conscientes sobre o consumo e o compartilhamento de conteúdos.

IFCN

O UOL Confere faz parte da rede global de organizações de checagem certificadas e auditadas pela entidade apartidária International Fact-Checking Network - Poynter.

Em todos os países em que a Meta tem a ferramenta de verificação de fatos, a empresa trabalha com membros da IFCN, cujo selo garante que os verificadores estão comprometidos com a imparcialidade e a transparência de suas fontes de informação e metodologia de checagem (saiba mais aqui).

O programa de verificação de fatos da Meta foi lançado em 2016 nos Estados Unidos. Desde então, foi expandindo para dezenas de países e atualmente inclui mais de 80 parceiros em todo o mundo checando conteúdo em mais de 60 idiomas.