Documentário do UOL traz a gestação de um homem trans
"Pai grávido", documentário lançado nesta segunda-feira (11) no UOL, acompanha a gestação do Roberto Bete, 32, empresário trans que deu à luz Noah, seu primeiro filho, com a companheira Erika Fernandes, 29. Roberto engravidou e quem amamenta Noah é Erika, empresária trans que fez um tratamento específico para conseguir produzir leite. Você pode assistir ao vídeo acima.
O conteúdo é produzido por MOV, produtora de vídeos do UOL, VivaBem, a plataforma de saúde e bem-estar do UOL, e o Núcleo de Diversidade.
"Pai Grávido" retrata a relação do casal à espera do bebê, a reação da família e de amigos, conflitos que eles enfrentam e questões de saúde, entre outros pontos da gestação e da história casal, que ficou mais de um ano tentando engravidar. Além disso, aborda a questão da transição de gênero e o papel dos hormônios neste processo: especialistas contam como isso é possível, além das mudanças necessárias para que a gestação acontecesse.
"Mostrar que a gente [homens trans] pode engravidar e continuar tendo nossa masculinidade mexe um pouco com a cabeça das outras pessoas", afirma Roberto.
Como parte do projeto, VivaBem publica uma reportagem em que especialistas explicam detalhadamente os tratamentos hormonais que um homem trans precisa fazer para engravidar e uma mulher trans, para amamentar. Ainda vai abordar questões sobre como o preconceito prejudica o atendimento médico de pessoas transexuais e o que são os direitos reprodutivos e por que qualquer pessoa pode ter filhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.