IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

McDonald's vai reabrir unidades na Ucrânia: 'Funcionários queriam voltar'

25.fev.2022 - Homem passa na frente de um restaurante McDonald"s fechado no centro da capital Kiev, na Ucrânia - REUTERS/Valentyn Ogirenko/Foto de arquivo
25.fev.2022 - Homem passa na frente de um restaurante McDonald's fechado no centro da capital Kiev, na Ucrânia Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko/Foto de arquivo

Do UOL, em São Paulo

11/08/2022 18h40Atualizada em 11/08/2022 19h27

A rede de fast food McDonald's anunciou que irá reabrir seus restaurantes na Ucrânia, mesmo com a continuidade da guerra no país. Em uma publicação no Instagram, a rede explicou que um dos motivos da reabertura é que os funcionários "expressaram um forte desejo de voltar a trabalhar". As unidades estavam fechadas desde o início do conflito com a Rússia, iniciado em 24 de fevereiro.

Aos funcionários, Paul Pomroy, chefe dos mercados internacionais do McDonald's, informou que a decisão também ocorreu após "extensa consulta e discussão com autoridades, fornecedores e especialistas em segurança ucranianos". "Um importante senso de normalidade se fortaleceu", destacou a nota divulgada no site da empresa.

"Juntos, estabelecemos um fundo de assistência aos funcionários para apoiar nosso pessoal e ajudamos a financiar os esforços do Instituto Ronald McDonald, que atende crianças e famílias distribuindo suprimentos médicos para hospitais e áreas carentes. A Companhia continuou pagando os salários de mais de 10.000 funcionários, enquanto inúmeros membros da empresa abriam seus corações, casas e restaurantes para aqueles que buscavam refúgio."

Segundo a Reuters, apesar de a rede anunciar uma reabertura em fases, a empresa não especificou quantos dos seus 109 restaurantes na Ucrânia irão reabrir aos consumidores, nem quais unidades e serviços serão disponibilizados. Porém, o McDonald's esclareceu que as aberturas iniciarão na capital ucraniana, Kiev, e no oeste do país, áreas consideradas mais protegidas da guerra.

O McDonald's também comunicou que conversa com fornecedores para receber os alimentos e itens essenciais ao funcionamento dos restaurantes. A rede ainda prepara as unidades físicas para atender os clientes, incluindo a implementação de protocolos de segurança, e se organiza para os funcionários retornarem aos postos de trabalho.

Recentemente, o governo ucraniano começou um programa para levar empresas de regiões mais conflituosas para o oeste do país visando minimizar os danos à economia local. As redes de fast food KFC e a dona da Pizza Hut, a Yum! Brands, informaram neste mês que praticamente todas as suas unidades foram reabertas no país. A Nike, Zara e a varejista de roupas espanhola Mango estão com unidades abertas no oeste da Ucrânia também.

No início da guerra, o McDonald's vendeu seus 850 restaurantes na Rússia para compradores locais, de acordo com o jornal britânico The Guardian. A rede havia iniciado suas operações em Moscou em janeiro de 1990, ainda na era soviética, e a inauguração da primeira loja na capital do país foi encarada à época como um dos símbolos da abertura do antigo império comunista para o exterior.