IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Johnson & Johnson anuncia que vai parar de vender talco no mundo em 2023

Empresa alega falta de interesse do público; companhia enfrenta processos judiciais por uso do produto - Lucas Jackson/File Photo/Reuters
Empresa alega falta de interesse do público; companhia enfrenta processos judiciais por uso do produto Imagem: Lucas Jackson/File Photo/Reuters

Colaboração para o UOL

12/08/2022 11h48

A Johnson & Johnson anunciou que vai parar de vender no mundo inteiro o pó de talco para bebês, produto tradicional da marca.

A decisão vai passar a valer em 2023, e acontece após as vendas serem interrompidas nos Estados Unidos e no Canadá ainda em 2020, após dúvidas sobre a segurança no produto e a falta de interesse do público.

A empresa enfrenta processos judiciais de mulheres que alegaram que usaram o produto por anos, mas tiveram problemas com o talco. A Johnson & Johnson afirma que o produto é seguro.

"Como parte da nossa reavaliação de portfólio global, tomamos a decisão de transacionar os produtos para pó de bebês com base em amido de milho", diz a empresa.

A empresa já tinha enfrentado a queda na demanda do produto em 2020 na América do Norte, afirmando que a desinformação e a divulgação do processo foram responsáveis pela falta de interesse.

Alguns processos alegam que o talco, feito de um mineral de origem secundária a partir de silicato de magnésio hidratado, pode causar inflamações e gerar câncer.

Outros afirmam que o talco apresenta amianto, produto que também possui relação com o câncer e era utilizado nas construções civis do século 20. A empresa nega.