IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Falsos advogados fingem resolver casos e ficam com dinheiro de clientes

xijian/Getty Images
Imagem: xijian/Getty Images

Adriano Ferreira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2022 04h00

Pessoas que têm pendências na Justiça e esperam receber alguma indenização ou dívida estão sob a mira de falsos advogados. Por meio de carta ou mensagens no WhatsApp, os golpistas fazem cobranças ilícitas para uma suposta solução de casos. Para evitar cair nessa armadilha, é preciso estar atento ao funcionamento do golpe.

Como é dado o golpe? Pedro Vilhena, sócio da Mansur Murad Advogados, especialista em proteção de dados pessoais, mestre em direito pela Universidade de Estrasburgo, na França, diz que, ao obter as informações dos titulares e de seus advogados nos processos, os criminosos falsificam uma conta de WhatsApp com o nome e a foto do profissional responsável pelo caso e entram em contato com a vítima.

Na abordagem, os criminosos dizem que o pagamento da indenização (em forma de precatório) está próximo e que para viabilizá-lo seria necessário custear documentos ligados às certidões que estariam em falta. Em seguida, enviam uma cobrança e uma chave Pix para a vítima.

Outra estratégia é a de entrar em contato com a vítima por meio de carta com uma identidade visual de algum órgão judicial, além de informações do advogado do caso e de uma descrição da situação. Na correspondência ainda existe uma solicitação de pagamento via Pix.

Por que as pessoas aceitam pagar? Como os titulares estão com a expectativa de receber algum valor, elas ficam felizes com a solução do caso e aceitam pagar a taxa pedida para a suposta liberação do dinheiro, diz Vilhena.

Como os criminosos conseguem os dados? Pedro Henrique Chrismann, doutor em teoria do estado e direito constitucional e sócio do Vergueiro Advogados Associados, afirma que os fraudadores buscam processos vinculados a escritórios de advogados especializados.

Eles sabem que esses escritórios cuidam de muitas causas contra a administração pública e que, portanto, possuem vários clientes com pagamentos judiciais a serem recebidos.

Outra possibilidade é quando os fraudadores conseguem pesquisar a fila de pagamento dos precatórios judiciais nos sites dos Tribunais de Justiça. Nessa fila, é possível ter acesso ao número do processo para, dentro do sistema do tribunal, consultá-lo e obter as informações da pessoa.

Os dados podem ser encontrados e comprados ilegalmente na internet com certa facilidade, declara Chrismann.

O que fazer se cair no golpe? É indispensável reunir o maior número de provas sobre a situação, incluindo o registro da conversa no aplicativo, correspondência, comprovante de transferência, além dos documentos pessoais básicos (identidade, CPF, comprovante de residência). É importante fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil, diretamente à delegacia ou acessando o site da polícia.

A descrição do fato deve ter detalhes, pois a chance de a investigação ter um resultado efetivo se torna maior.

Como não cair no golpe do advogado?

  • Sempre entre em contato com o escritório ou profissional contratado pelos meios oficiais por meio de telefone ou email
  • Apenas consulte o advogado que costuma acompanhar o processo e realizar o atendimento