IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plutocrata, oligarca ou magnata: qual a diferença entre os ricaços no poder

O oligarca russo Roman Abramovich, impactado pelas sanções impostas pelo Ocidente à Rússia - Andrew Winning/Reuters
O oligarca russo Roman Abramovich, impactado pelas sanções impostas pelo Ocidente à Rússia Imagem: Andrew Winning/Reuters

Colaboração para o UOL

18/09/2022 04h00

Os valores das grandes fortunas, que anualmente norteiam a posição das pessoas mais ricas do mundo e alimentam o imaginário popular, também trazem à cena o poder de influência que os super ricos possuem na política, nos governos e na sociedade. Prova disso são as recentes sanções contra oligarcas russos, numa tentativa do Ocidente de pressioná-los a convencer Putin de cessar os ataques à Ucrânia, que já se arrastam há quase três meses.

Não raros, também são os governos dominados por uma pequena minoria de cidadãos mais abastados, os governos dos endinheirados, que perpetuam-se no poder por conta da riqueza. Há ainda aqueles que não estão diretamente ligados ao governo, mas exercem influência sobre suas áreas de atuação nos negócios e geram impacto em diferentes camadas públicas e privadas.

O denominador comum nesses casos é o dinheiro, concentrado nas mãos de poucos, sejam eles oligarcas, plutocratas, magnatas ou monarcas.

Você sabe diferenciar quem eles são e o que cada uma dessas nomenclaturas significa? O UOL traz abaixo uma explicação das diferentes formas de ser muito rico e ter poder.

Plutocrata

A origem da palavra plutocrata vem da união do termo grego ploutos, "riqueza", e kratos, "poder", e serve para designar pessoas que têm influência em governos em função da fortuna que possuem.

Em geral, os plutocratas são formados pelos mais ricos da sociedade que, por consequência, têm forte poder político e econômico. Entretanto, a plutocracia é considerada um conceito, porque trata-se de um poder não institucionalizado.

Um exemplo claro da plutocracia no mundo são os apoios dados por multimilionários para o financiamento de campanhas políticas. No Brasil, desde 2017, foram adotadas novas regras para doação eleitoral, quando ficou proibida a doação de empresas para candidatos. Embora não sinalizado como motivo para a reforma, a medida evita que governantes atuem somente em função de grupos de alto poder econômico.

Oligarca

Diferente do governo das elites econômicas, como no caso da plutocracia, a oligarquia se caracteriza por agregar um governo feito por poucos, embora costumeiramente também seja formado por um grupo de ricos e influentes. O que isso significa? Na prática, um oligarca é membro ou apoio de um sistema político guiado por um pequeno grupo de governantes, por exemplo, quando a maioria de um mesmo partido ocupa os altos escalões de um governo — limitando o debate político. A própria origem da palavra, também grega, nasce da junção de oligoi, "poucos", e arkhein, "governar".

Hoje, o grande exemplo mundial de oligarquia vem da Rússia, governada por Vladimir Putin, que conta com o suporte de bilionários russos e ganhou destaque a partir de 1991, com o fim da União Soviética. Neste ano, os ricos oligarcas russos vêm sendo alvos de sanções desde o início da invasão russa à Ucrânia, em uma tentativa do Ocidente de pressioná-los a convencer Putin de cessar os ataques ao país vizinho.

Apesar das restrições, o poder dos oligarcas russos é gigantesco. Conforme levantamento do Atlantic Council, os oligarcas russos mantêm cerca de US$ 1 trilhão em dinheiro escondido no exterior.

Magnata

A etimologia da palavra originada no latim (magnate) já traduz o peso de ser um magnata: "nobre"; "grande homem". Donos de verdadeiras fortunas, os magnatas são considerados seres ilustres e influentes em suas áreas de negócios ou finanças.

O magnata é uma das figuras que melhor representa a imagem do capitalismo, devido a sua importância e dinheiro dentro de determinados segmentos, grupos e contextos. Para citar alguns dos mais ricos e poderosos do mundo, temos Elon Musk e Jeff Bezos, magnatas da tecnologia, Bernard Arnault, da moda, e Warren Buffett, magnata do ramo financeiro.

O termo também é usado para conferir títulos de grande nobreza em alguns países no mundo, como a Polônia e a Hungria.

Monarca

Mais antiga forma de governo, a monarquia está presente hoje em mais de 40 nações e tem como uma de suas características marcantes o fato de o poder estar vinculado a uma dinastia, ou seja, a herança do trono permanece na mesma família ao longo dos séculos. Na monarquia, o rei/rainha ou imperador/imperatriz é o ocupante do cargo de monarca, podendo ser chefe de Estado e/ou de governo de uma nação.

A mais influente e reconhecida monarquia da atualidade talvez seja a do Reino Unido, que tinha como chefe de Estado a rainha Elizabeth 2ª e deixou o posto após sua morte para Charles 3º, seu filho.

Coroada em 1953, ela é a monarca que reina há mais tempo na histórica da família real britânica. Dados da revista Forbes mostram que, sozinha, a Rainha Elizabeth tem patrimônio líquido estimado em pelo menos 380 milhões de libras esterlinas (mais de 2,3 bilhões de reais).

Além da fortuna pessoal da rainha, a riqueza da Família Real em conjunto com a "Crown Estate", que reúne todo o patrimônio britânico, em 2017, já somava mais de 67,5 bilhões de libras, segundo levantamento da consultoria de negócios Brand Finance.