IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Criadores do Plano Real apoiam Lula e pedem responsabilidade na economia

O economista Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos idealizadores do Plano Real - Regis Filho 3.set.2012/Valor
O economista Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos idealizadores do Plano Real Imagem: Regis Filho 3.set.2012/Valor

Do UOL, em São Paulo

06/10/2022 09h34Atualizada em 06/10/2022 12h05

Os economistas Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida declararam hoje, em conjunto, apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.

Votaremos em Lula no 2º turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia."
Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida, em comunicado

Os quatro atuaram em diferentes instâncias do governo de Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), que também apoiou Lula ontem.

O Plano Real, por exemplo, que controlou a hiperinflação do Brasil nos anos 90, contou com a participação de Arida, Bacha e Malan — um dos principais executores do projeto, já que estava no Banco Central no lançamento do real.

Armínio Fraga e Persio Arida já haviam declarado voto em Lula em outras ocasiões.

Fraga, presidente do Banco Central entre 1999 e 2002, tornou público seu endosso a Lula em entrevista à Folha de S.Paulo há dois dias: "O mais importante para o Brasil hoje é aprimorar a política, garantindo o mais básico, a democracia", disse.

A declaração de Arida foi feita ontem, ao mesmo jornal: "Não existe, na minha opinião, uma justificativa para a permanência de Bolsonaro no poder", afirmou.

Além dos quatro economistas, André Lara Resende, outro nome historicamente ligado ao PSDB e considerado um dos pais do Plano Real, também apoiou Lula na disputa presidencial — mas logo no primeiro turno.