Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Feriado de 12 de outubro: veja o que abre e o que fecha

Feriado da padroeira do Brasil altera o funcionamento de serviços pelo país - Foto: VAN CAMPOS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Feriado da padroeira do Brasil altera o funcionamento de serviços pelo país Imagem: Foto: VAN CAMPOS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/10/2022 04h00

Diversos serviços estarão fechados no feriado desta quarta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida. Se você precisa de algum serviço bancário, do INSS, Correios ou vai se transportar por ônibus, metrô ou trem, saiba que existem diversas mudanças.

Confira a seguir como será a disponibilidade dos principais serviços:

Bancos: Os bancos não irão abrir neste 12 de outubro. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento ao público será retomado na quinta-feira (13) em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis nesta quarta-feira, assim como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Bolsa de Valores: A B3 não vai funcionar nesta quarta-feira, por isso, não haverá nenhum tipo de negociação na quarta-feira.

Comércio: A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) afirma que os shoppings abrirão, mas que o horário de funcionamento depende da região. Em domingos e feriados, as lojas costumam abrir mais tarde. Os horários são definidos pelos lojistas.

INSS: Nenhum atendimento acontecerá no feriado nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Correios: Não haverá atendimento nas agências. Para casos de pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios - CAC, o atendimento será feito via chat e pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Ônibus: Em São Paulo, a SPTrans vai manter a circulação dos ônibus com uma frota equivalente a de um sábado, ou seja, com 6,8 mil coletivos, o que corresponde a 57,5% da operação de um dia útil.

Metrô e trem: O Metrô vai funcionar normalmente das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão equivalentes a de um domingo comum, com intervalos curtos e regulares.

Os postos de venda e atendimento em terminais e o Expresso Tiradentes terão funcionamento normal das 6h às 22h. Os demais pontos estarão fechados.

A CPTM vai funcionar com intervalos médios, espelhando a operação de domingo, e com trens reservas para atender ao possível aumento de demanda, principalmente para a partida final da Copa do Brasil (Corinthians X Flamengo) que acontecerá na Neo Química Arena, em Itaquera.

A exceção será na Linha 10-Turquesa, que contará com a operação Paese entre as estações Santo André e Tamanduateí, devido às obras nesta linha. Os veículos terão paradas obrigatórias nas estações Tamanduateí, São Caetano do Sul, Utinga, Prefeito Saladino e Santo André.