Censo 2022: O recenseador não apareceu na minha casa, o que fazer?
A coleta das informações para o Censo 2022 começou na primeira semana de agosto deste ano e, desde então, a pesquisa vem enfrentando problemas de pagamento, imprevistos e atrasos. Por isso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) decidiu prorrogar o prazo até o início de dezembro. Antes, a previsão era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano.
O objetivo é mapear a realidade dos brasileiros — espera-se que a população seja de cerca de 215 milhões de pessoas.
O balanço mais recente do IBGE, divulgado em 1º de novembro, aponta que 136.022.192 pessoas em 47.740.071 domicílios responderam à pesquisa, o que corresponde a 66% da população.
O que fazer se o recenseador não apareceu na minha casa? Os recenseadores irão visitar 89 milhões de endereços cadastrados do Brasil até o fim da coleta.
Em algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, o IBGE aponta dificuldade em ter apoio da população para responder ao questionário ou barreiras impostas por síndicos e porteiros.
Para tentar driblar as limitações, o IBGE orienta que os recenseadores conversem com estes profissionais e avisem que logo os moradores receberão a visita, para deixá-los orientados.
"Se o recenseador ainda não apareceu no seu prédio ou na sua casa, é preciso apenas aguardar a vinda dele", informa o Instituto em nota para o UOL.
E se o recenseador apareceu mas eu não estava em casa? Quando o recenseador não encontra o morador em uma primeira tentativa, ele deixa um recado avisando que passou pelo domicílio e que também pode entrar em contato por telefone.
Depois disso, ainda retornará pelo menos mais quatro vezes para tentar concluir a pesquisa.
Após estas tentativas, o próximo passo é o supervisor voltar aos endereços em que os moradores não estavam ou se recusaram a responder. Então, ele entrega uma carta de notificação com um e-ticket para responder via internet em até 7 dias.
Segundo o IBGE, apenas um morador do domicílio já é suficiente para responder à pesquisa por todos. A pessoa precisa ter no mínimo 12 anos e também estar apta a fornecer as informações necessárias.
O IBGE solicita dados como nome, telefone, e-mail e CPF. "Todas as informações são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas apenas para fins estatísticos", pontua o órgão.
O que eu faço se não puder esperar em casa? Quando isso acontece, você tem a opção de realizar o agendamento para a coleta em outro dia e horário, podendo ser presencial ou por telefone. Assim, tem como conciliar a sua agenda com a do recenseador para que a visita aconteça da melhor forma.
O IBGE não informou como fazer o agendamento, mas afirma que é possível entrar em contato pelo CAC (Centro de Apoio ao Censo) pelo número 0800 721 8181 para resolver problemas ou tirar dúvidas. A ligação é gratuita.
Posso responder a pesquisa por telefone ou internet? Sim. O Censo 2022 veio com essas duas alternativas para responder ao questionário, além da forma presencial. Porém, de qualquer maneira, você precisa aguardar a visita do recenseador, pois ele realizará o cadastro para que possa responder como preferir.
Segundo o Instituto, o morador terá sete dias para preencher e enviar as respostas. Caso não concluir o auto preenchimento pela internet, pode ainda responder por telefone.
O que acontece se eu não responder a pesquisa do Censo? Responder ao IBGE é uma obrigação legal e com previsão de multa de até R$ 12 mil para quem se recusar.
"Quando há essa recusa, o morador recebe uma notificação e, caso insista nessa atitude, ele pode ser multado em até dez vezes o valor do salário mínimo vigente", esclarece o Instituto.
Por isso, o IBGE incentiva a colaboração da população e enfatiza a relevância de responder ao Censo para que os resultados da coleta façam diferença no desenvolvimento e futuro do país.
Mas afinal, como identificar um recenseador? Para facilitar a identificação, os recenseadores estão sempre usando o uniforme, que conta com um colete de identificação, boné do Censo, crachá e um aparelho eletrônico onde são registrados os dados, o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta).
Se você quiser confirmar a identidade do profissional, é só entrar no site Respondendo ao IBGE ou ligar para o número 0800 721 818. "Os dados estão à mostra no crachá, que traz ainda um QR code que direciona à área de identificação no site", afirma o órgão federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.