De Maradona a Ronaldo: veja os comerciais inesquecíveis da Copa do Mundo
A Copa do Mundo começa hoje (20) no Qatar, com a partida entre o time da casa e o Equador. Junto com a estreia, vem as lembranças de comerciais que marcaram época nos últimos anos.
De Maradona a Ronaldo, os comerciais mostram as maiores estrelas do esporte no mundo, grande parte deles em vídeos que mostram os atletas em ação.
Comercial argentino com coincidências. Há também as bem-humoradas - como a da cerveja Quilmes, que estreou há algumas semanas e brinca com as coincidências entre 2022 e 1986, ano do último título mundial da seleção portenha.
Finais no mesmo horário, o fato de o Canadá ter se classificado para o torneio e até a posição dos planetas são comentadas na propaganda - veja o comercial abaixo.
Nike estreia no 'metaverso'. Uma das campanhas mais comentadas até agora foi o comercial Footballverse, da Nike.
A campanha tem a participação de nomes como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Edgar Davids, Kevin De Bruyne e Kylian Mbappé, entre outros. Confira:
A reportagem de UOL Mídia e Marketing selecionou outros comerciais, começando pelo recente da Quilmes. Assista:
Outro da Quilmes, que mostra o amor dos hermanos ao futebol, é o filme Bendito Sea, criado para a Copa de 2006:
Entretanto, um dos comerciais mais lembrados quando se fala de Copa do Mundo é o filme Aeroporto, da Nike, em 1998:
O astro argentino Maradona não poderia ficar de fora da lista. Destacamos aqui a campanha com o ex-jogador, morto em 2020, onde ele canta o hino brasileiro, do Guaraná Antarctica. O comercial é de 2006:
Outro de 2006 que marcou época foi o filme José+10, da Adidas, que tem a participação de nomes como Zidane, Kaká, Beckenbauer e Platini - e mostra o sonho de qualquer criança:
Em 2002, para a Copa do Mundo que foi disputada no Japão e na Coreia do Sul, a Pepsi colocou os jogadores numa partida contra lutadores de sumô. Assista:
Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, o Itaú tentou criar uma música para a torcida verde-amarela:
Uma das mais criativas, e que marcou época, foi a campanha Número 1, criada pela Brahma, em 1994. Além das ações de marketing, a marca de cerveja fechou acordos com jogadores como Raí, Zinho, Beteto e Romário, que fizeram o "nº 1" nas partidas do mundial, quando o Brasil ganhou o tetracampeonato:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.