IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

De Maradona a Ronaldo: veja os comerciais inesquecíveis da Copa do Mundo

Ronaldo em 3 versões: Fenômeno é estrela de mais um comercial da Nike - Divulgação
Ronaldo em 3 versões: Fenômeno é estrela de mais um comercial da Nike Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

20/11/2022 04h01

A Copa do Mundo começa hoje (20) no Qatar, com a partida entre o time da casa e o Equador. Junto com a estreia, vem as lembranças de comerciais que marcaram época nos últimos anos.

De Maradona a Ronaldo, os comerciais mostram as maiores estrelas do esporte no mundo, grande parte deles em vídeos que mostram os atletas em ação.

Comercial argentino com coincidências. Há também as bem-humoradas - como a da cerveja Quilmes, que estreou há algumas semanas e brinca com as coincidências entre 2022 e 1986, ano do último título mundial da seleção portenha.

Finais no mesmo horário, o fato de o Canadá ter se classificado para o torneio e até a posição dos planetas são comentadas na propaganda - veja o comercial abaixo.

Nike estreia no 'metaverso'. Uma das campanhas mais comentadas até agora foi o comercial Footballverse, da Nike.

A campanha tem a participação de nomes como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Edgar Davids, Kevin De Bruyne e Kylian Mbappé, entre outros. Confira:

A reportagem de UOL Mídia e Marketing selecionou outros comerciais, começando pelo recente da Quilmes. Assista:

Outro da Quilmes, que mostra o amor dos hermanos ao futebol, é o filme Bendito Sea, criado para a Copa de 2006:

Entretanto, um dos comerciais mais lembrados quando se fala de Copa do Mundo é o filme Aeroporto, da Nike, em 1998:

O astro argentino Maradona não poderia ficar de fora da lista. Destacamos aqui a campanha com o ex-jogador, morto em 2020, onde ele canta o hino brasileiro, do Guaraná Antarctica. O comercial é de 2006:

Outro de 2006 que marcou época foi o filme José+10, da Adidas, que tem a participação de nomes como Zidane, Kaká, Beckenbauer e Platini - e mostra o sonho de qualquer criança:

Em 2002, para a Copa do Mundo que foi disputada no Japão e na Coreia do Sul, a Pepsi colocou os jogadores numa partida contra lutadores de sumô. Assista:

Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, o Itaú tentou criar uma música para a torcida verde-amarela:

Uma das mais criativas, e que marcou época, foi a campanha Número 1, criada pela Brahma, em 1994. Além das ações de marketing, a marca de cerveja fechou acordos com jogadores como Raí, Zinho, Beteto e Romário, que fizeram o "nº 1" nas partidas do mundial, quando o Brasil ganhou o tetracampeonato: