IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja como jogo do Brasil irá alterar horários de bancos, shoppings e mais

Comércio na rua 25 de março, em São Paulo - Júlia Marques/UOL
Comércio na rua 25 de março, em São Paulo Imagem: Júlia Marques/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/11/2022 04h00

A estreia do Brasil na Copa do Mundo do Qatar nesta quinta-feira (24) irá alterar os horários de funcionamento de bancos, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e de outros serviços. O jogo contra a Sérvia começa às 16h.

Veja as mudanças no funcionamento de serviços essenciais, como bancos, Correios e agências do INSS.

Veja como fica o horário de funcionamento em dias de jogos:

Bancos: As agências bancárias vão ter funcionamento diferente em dias de jogos.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) informa que há mudança nos horários presenciais. Os canais digitais dos bancos vão funcionar normalmente.

Como o jogo desta quinta começa às 16h, o funcionamento será o seguinte:

  • Estados com horário igual ao fuso de Brasília: funcionamento das 9h às 14h
  • Estados com diferença de uma hora em relação ao fuso de Brasília: funcionamento das 8h às 13h
  • Estados com diferença de duas horas em relação ao fuso de Brasília: funcionamento das 7h às 12h

Bares e restaurantes: A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) afirma que os bares e restaurantes funcionarão normalmente durante os jogos do Brasil.

Bolsa de Valores: As negociações na Bolsa de Valores acontecem normalmente em dias de jogos do Brasil.

Comércio: A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) afirma que comerciantes têm liberdade para decidir sobre o funcionamento do estabelecimento comercial durante os jogos.

Shoppings: A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) diz que o horário de funcionamento dos shoppings em dias de jogos da Seleção fica critério de cada estabelecimento, sempre respeitando as definições de acordos coletivos e sindicatos de cada categoria.

Uma sondagem da Abrasce mostra que a maior parte optou por suspender suas operações meia hora antes dos jogos e retornar meia hora depois das partidas.

Correios: Em dias de jogos às 16h as agências dos Correios vão fechar às 15h, uma hora antes do início da partida.

INSS: Na quinta, as agências do INSS fecham às 14h (horário de Brasília). O período de funcionamento vai variar de acordo com o horário que o Brasil entra em campo.

  • Jogo às 12h: agências fechadas
  • Jogo às 13h: atendimento até 11h
  • Jogo às 16h: atendimento até 14h

O atendimento telefônico (pelo número 135) também terá um funcionamento especial em dias de jogos. O INSS diz que o atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e volta a funcionar 30 minutos depois do final do jogo.

O atendimento eletrônico funcionará normalmente no período. O cidadão pode conseguir informações sobre benefício, saber o horário em que foi agendado o próximo atendimento na agência ou receber informações de pagamento.

As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular paga apenas o valor de uma ligação local.

O Meu INSS (disponível para Android e iOS) vai estar disponível e dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial, além de tirar dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS com a assistente virtual do INSS.

Postos de combustíveis: A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.