IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Lula: PEC da Transição é para cobrir irresponsabilidade da gestão Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

22/12/2022 11h26Atualizada em 22/12/2022 12h53

O presidente eleito Lula (PT) criticou hoje o presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que a gestão dele não reservou "o dinheiro necessário para atender as pessoas que ele próprio prometeu".

Nós tivemos a responsabilidade de fazer uma PEC e todo mundo sabia que essa PEC não era nossa. Essa PEC era para cobrir a irresponsabilidade do governo que vai sair, que não tinha colocado o dinheiro necessário para atender as pessoas que ele próprio prometeu."

O presidente eleito já havia dito mais cedo que "o Brasil está na miséria ("penúria"), e Bolsonaro preferiu disseminar mentiras a seus apoiadores a governar o país".

Procurado pelo UOL, o governo Bolsonaro não se manifestou sobre as críticas.

Lula também agradeceu hoje pelo apoio dos "presidentes de partidos políticos" que colaboraram para a aprovação da PEC:

"O que parecia impossível aconteceu, com uma votação expressiva. Muitos partidos que não são da base do governo apoiaram a PEC, numa demonstração de solidariedade ao povo mais pobre desse país."

Senadores aprovaram na noite desta quarta (21), em dois turnos, a proposta que amplia o teto de gastos por um ano para pagar as parcelas de R$ 600 do Bolsa Família, com adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos.

O texto foi promulgado em seguida em sessão solene no Congresso Nacional.