Lojas fazem liquidação pós-Natal; veja 8 dicas para garantir boas compras
As liquidações pós-Natal podem ser uma oportunidade de compra, mas é preciso prestar atenção nas condições e analisar se o desconto vale a pena de fato. Veja dicas do Procon-SP:
1. Faça uma lista
Confira as ofertas antes de sair de casa e defina o que vai comprar para não gastar mais do que pode e se endividar. Você precisa guardar dinheiro para despesas de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.
2. Não compre às pressas
Veja o estado do produto, se está funcionando e se o conteúdo confere com os dados informados na embalagem.
3. Atente-se a defeitos
Há ofertas de produtos com pequenos defeitos. Podem ser com manchas ou descosturadas e móveis e eletrodomésticos com partes amassadas, por exemplo.
Os defeitos devem sempre ser detalhados na nota fiscal. Se você faz a compra sabendo do problema, a loja não é obrigada a dar garantia para eventuais problemas que surjam a partir dele. Se for o caso, peça ao vendedor que teste o produto.
4. Opções de pagamento
Pergunte à loja e analise qual delas se encaixa melhor no seu orçamento. Normalmente a melhor é o pagamento à vista, porque há descontos e você não fica endividado.
Se parcelar, pergunte sobre juros, outras taxas e o valor final da compra a prazo.
5. Política de trocas
Veja como são as trocas de produtos em promoção. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não obriga as lojas a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Nestes casos, o estabelecimento só tem que trocar a mercadoria caso tenha prometido.
Para poder exigir que a empresa troque um produto sem defeitos, é melhor registrar esse compromisso por escrito, em etiquetas ou na nota fiscal, por exemplo.
6. Custo do frete
Em liquidações às vezes os produtos não são entregues em casa. Caso sejam produtos difíceis de transportar, como móveis e eletrodomésticos, certifique-se do seguinte:
- Qual o valor e as condições de pagamento do frete, se disponível?
- Você conseguirá levar o produto para a casa, se precisar?
7. De olho na entrega
Caso a loja escolhida faça entregas em casa, pergunte sobre prazos. Quando o produto chegar, confira se há algum problema no momento do recebimento.
Se encontrar alguma irregularidade, entre em contato com a loja.
8. Estou arrependido, e agora?
Todo consumidor tem até sete dias para desistir, por qualquer motivo, de compras feitas pela internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora da loja física. Essa regra também vale para produtos comprados em liquidação.
Para tanto, basta entrar em contato com a loja e formalizar a desistência, de preferência por escrito. Nesses casos, você tem direito à devolução de 100% de qualquer valor que tenha pago (incluindo o frete).
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