IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kassab: Fala de Lula sobre BC mostra guinada e falta de sintonia com Haddad

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 11h07Atualizada em 07/02/2023 14h22

Gilberto Kassab avaliou hoje que Lula (PT) tem sinalizado uma guinada na economia com falas como as de ontem, em que criticou a taxa básica de juros, definida pelo Banco Central.

O presidente Lula nesses primeiros dias tem demonstrado, em relação à economia, que quer dar uma guinada, e isso é muito perigoso. Está faltando sintonia entre ele e o ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad. Pode gerar entre os investidores uma intranquilidade, insegurança. Não é bom para o país
Gilberto Kassab, secretário de Governo do estado de São Paulo, em participação no UOL Entrevista

"Quando o presidente da República se manifesta em relação à economia, conforme o teor da manifestação, é um gatilho para que a inflação possa recrudescer, os juros subam, o dólar suba. Ele tem que tomar muito cuidado", declarou.

Para ele, que foi ministro das Cidades no governo de Dilma Rousseff, outros integrantes da equipe econômica têm sido mais cautelosos, como Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, que assumiu ontem a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Essa falta de identidade do presidente com ministros é ruim, a manifestação sobre o BC é muito ruim. Não pode ficar dando manifestações que geram incertezas no mercado. O mercado é o investidor, que gera emprego, produção. Essas manifestações não contribuem para a segurança de que essas pessoas precisam

Segundo o ex-ministro, essa não é uma crítica ao petista, já que o governo ainda está no começo. "Minha avaliação é no sentido de contribuir, não fazer crítica ao presidente. Crítica é muito forte, é mais um alerta", disse ele, que é presidente do PSD, um dos partidos que compõem a base do governo Lula.