Banco Central é autônomo, mas não é independente, diz Lula
O presidente fez a afirmação ao dizer que o BC deveria ter responsabilidade social.
Se a independência do Banco Central trouxe para o país uma coisa extraordinariamente positiva, não tem problema nenhum dele ser independente. Ele não é independente. Ele é autônomo, mas não é independente. Ele tem compromisso com a sociedade brasileira, com o Congresso e o presidente da República."
Lula, em entrevista à CNN Brasil
"Isso nunca foi para mim uma coisa de princípios. Eu quero saber de resultado. Um Banco Central autônomo vai ser melhor para a Economia? Ótimo. Mas, se não melhorar, nós temos que mudar", acrescentou Lula.
O posicionamento do petista aparece em meio ao conflito público entre o mandatário e o Banco Central. Na mesma entrevista, o presidente disse que não governa para o mercado.
Eu não estou governando para o mercado. Eu sei da existência do mercado, sei o que o mercado faz para ganhar dinheiro, mas eu estou governando para o povo brasileiro. Estou governando para tentar recuperar o bem-estar social que o povo brasileiro alcançou no tempo em que eu fui presidente."
Lula
Durante a conversa, Lula também disse que não tem interesse em brigar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a quem voltou a se referir como "cidadão", mas afirmou que a autoridade monetária precisa atuar com foco nos mais necessitados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.