IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central é autônomo, mas não é independente, diz Lula

Colaboração para o UOL, em Salvador

16/02/2023 18h37Atualizada em 16/02/2023 19h17

O presidente fez a afirmação ao dizer que o BC deveria ter responsabilidade social.

Se a independência do Banco Central trouxe para o país uma coisa extraordinariamente positiva, não tem problema nenhum dele ser independente. Ele não é independente. Ele é autônomo, mas não é independente. Ele tem compromisso com a sociedade brasileira, com o Congresso e o presidente da República."
Lula, em entrevista à CNN Brasil

"Isso nunca foi para mim uma coisa de princípios. Eu quero saber de resultado. Um Banco Central autônomo vai ser melhor para a Economia? Ótimo. Mas, se não melhorar, nós temos que mudar", acrescentou Lula.

O posicionamento do petista aparece em meio ao conflito público entre o mandatário e o Banco Central. Na mesma entrevista, o presidente disse que não governa para o mercado.

Eu não estou governando para o mercado. Eu sei da existência do mercado, sei o que o mercado faz para ganhar dinheiro, mas eu estou governando para o povo brasileiro. Estou governando para tentar recuperar o bem-estar social que o povo brasileiro alcançou no tempo em que eu fui presidente."
Lula

Durante a conversa, Lula também disse que não tem interesse em brigar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a quem voltou a se referir como "cidadão", mas afirmou que a autoridade monetária precisa atuar com foco nos mais necessitados.