Como negociar e pagar menos em pacotes de celular, internet e TV?
Assistir a séries e filmes ou ouvir músicas pelo celular ou computador é uma comodidade. Aproveitar esse conforto, porém, pode ser bem caro quando se somam os gastos com planos de celular e de internet e as assinaturas das plataformas de streaming. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a economizar. Confira a seguir:
Negocie com o provedor
- De tempos em tempos, as operadoras de telefonia lançam planos de celular com mais dados para navegar pelo celular ou planos de internet com velocidades mais rápidas. Esses planos podem custar o mesmo que você paga por mês e até serem mais baratos.
- Entre em contato com seu provedor para ver se podem oferecer uma tarifa mais baixa ou um pacote com mais recursos. Muitas vezes, as empresas preferem manter seus clientes existentes do que perdê-los para a concorrência.
- Caso não consiga um desconto, a opção é procurar planos melhores na concorrência. Além de pacotes mais vantajosos em outras empresas, você pode conseguir uma contraproposta da sua operadora.
Três em um
Os combos de celular, internet e TV oferecidos pelas operadoras são outra forma de economizar. As empresas costumam oferecer descontos para quem assina os três serviços juntos e ainda há a vantagem de ter uma conta só para pagar, evitando confusões e atrasos.
A especialista em educação financeira Aline Cristina, porém, faz uma ressalva: esses serviços só valem a pena se realmente forem utilizados.
Muitas vezes queremos uma economia, mas, se usamos somente o básico, não tem por que contratar o combo.
Aline Cristina, especialista em educação financeira
Plano família
Esses planos permitem que pessoas da mesma família dividam os dados do plano de celular e ainda dão descontos para quem assinar também internet e TV no mesmo pacote. O valor é mais alto, mas pode ser compensado caso seja rateado pelos familiares.
Internet + streaming
A TV pela internet é uma aposta recente das operadoras e é mais barata do que a TV por assinatura tradicional. Para incentivar esse serviço, elas oferecem descontos para quem assinar a TV online junto com a internet. Esses planos nem sempre incluem assinaturas de outras plataformas de streaming, como Netflix, que devem ser pagas separadamente.
Fidelização
Os especialistas alertam sobre contratos de fidelização longos, geralmente impostos pelas operadoras como condição para obter descontos. "Caso sua renda diminua, o pacote pode vir a pesar no bolso", afirma Aline Cristina.
O que considerar antes de se decidir?
- Compare planos: faça uma pesquisa e compare as ofertas de diferentes provedores de serviços. Preste atenção nas velocidades de internet e franquia de dados e minutos nos planos de celular. Nos pacotes de TV, observe quantos canais são oferecidos.
- Escolha um pacote básico: Se você não usa muito internet, celular ou TV por assinatura, escolha um pacote básico que atenda às suas necessidades. Pacotes mais avançados geralmente vêm com recursos adicionais, mas também são mais caros.
Tenha em mente aquilo que você realmente precisa para não ter que pagar pelo que não vai usar.
Aline Cristina
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.