Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Lula diz que vai 'continuar batendo' para reduzir taxa de juros 'absurda'

Do UOL, em São Paulo

21/03/2023 10h34Atualizada em 21/03/2023 12h19

O presidente Lula (PT) voltou a criticar o patamar da Selic. Hoje, o Copom (Conselho de Política Monetária), do Banco Central, começou a sua reunião e irá anunciar amanhã se haverá alguma alteração na taxa básica de juros.

O que aconteceu:

  • Presidente classificou a taxa de 13,75% ao ano como "absurda". "Em um momento que não existe crise de demanda, excesso de demanda, temos 33 milhões de pessoas passando fome, desemprego. Não há nenhuma razão, explicação, lógica. Só quem concorda com juros altos é o sistema financeiro".
  • Para ele, presidente do BC "não tem compromisso com a lei". "A lei que foi aprovada da autonomia [do Banco Central] diz que é preciso cuidar da responsabilidade da política monetária, mas também é preciso cuidar da inflação, do crescimento, coisa que ele não se importa."
  • Lula diz que pretende continuar criticando políticas do BC. "Vou continuar batendo, tentando brigar, para que a gente possa reduzir a taxa de juros para a economia voltar a ter investimento."
  • O presidente fez as declarações à TV 247.

Expectativa é que juros permaneçam em 13,75%

Investidores ouvidos pela Reuters esperam que a taxa de juros permaneça a mesma. "A expectativa é que o arcabouço seja logo divulgado, amenizando o tom do discurso do Banco Central", diz um comunicado da financeira Mirae Asset a clientes.

O presidente afirmou que o anúncio da nova regra fiscal vai ficar para abril, após a comitiva voltar de viagem da China. "Não dá para anunciar e sair do país", disse.

Lula e sua equipe embarcam na sexta-feira (24) para o país asiático, com volta prevista para o dia 30.

*Com informações da Reuters