IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancos vão retomar consignado do INSS após alta da taxa de juros

INSS, aposentadoria, benefícios, aposentados - Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo
INSS, aposentadoria, benefícios, aposentados Imagem: Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

28/03/2023 19h55

Caixa Econômica Federal e Banco PAN anunciaram que vão retomar o empréstimo consignado para beneficiários do INSS após o reajuste na taxa de juros definido nesta terça-feira (28). A modalidade de empréstimo com desconto em folha foi suspensa por diversas instituições financeiras há pouco mais de uma semana.

O que aconteceu?

Redução no teto de juros. Em reunião no dia 14, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) decidiu reduzir o teto da taxa de juros nos empréstimos com desconto em folha (de 2,14% para 1,70%) e do cartão de crédito (de 3,06% para 2,62%).

Taxa não estava pacificada. No entanto, as novas taxas não eram um tema pacificado dentro do próprio governo federal e tampouco com os bancos. Os percentuais foram definidos pelo CNPS sem o aval do Palácio do Planalto.

Bancos cortaram o crédito. Depois que a decisão do CNPS foi oficializada no Diário Oficial, diversos bancos anunciaram a suspensão dos empréstimos. As instituições argumentaram que a redução do limite de juros não cobre o custo da operação do consignado do INSS

Discussão no governo. O posicionamento das instituições financeiras fez com que o governo discutisse em diversas reuniões ao longo da semana passada uma saída para o problema.

Solução intermediária. O governo e os bancos chegaram a um meio-termo: elevar a taxa do empréstimo com desconto em folha para 1,97% e do cartão para 2,89%.

O que dizem os bancos

As novas taxas de juros definidas nesta terça alteraram o cenário do crédito consignado, que voltará a ser concedido após a a decisão do CNPS ser oficializada no Diário Oficial da União.

A Caixa informou que vai retomar a concessão do crédito consignado aos beneficiários do INSS com taxa média de 1,87% ao mês, "abaixo do
teto recomendado". A retomada do serviço será feita assim que .

O Banco PAN informa que, a partir da formalização do novo teto de juros pelo INSS, tem previsão de retomar a oferta de crédito consignado "já na próxima quinta-feira, dia 30/03/2023".

O Itaú informou que está avaliando o cenário.

A Febraban disse em nota que caberá a cada banco avaliar a "conveniência" da oferta do consignado do INSS. A federação disse, porém, que o novo teto de 1,97% é um patamar "ainda abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito".