Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Taxa de juros a 13,75% 'não tem cabimento', afirma Luiza Trajano

Luiza Trajano (foto) também criticou concorrência com empresas chinesas - AgNews
Luiza Trajano (foto) também criticou concorrência com empresas chinesas Imagem: AgNews

Fernanda Canofre

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

29/03/2023 15h38

A empresária Luiza Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, voltou a críticar a atual taxa de juros do país.

Onde já se viu o juro estar a 13,75%? Eu estou gritando em tudo quanto é lugar, não tem cabimento.
Luiza Trajano

O que aconteceu

  • Trajano participou do South Summit, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (29). O evento traz discussões sobre tecnologia e inovações e a empresária apresentou um painel intitulado "Da necessidade ao impossível: fundadores e líderes".
  • O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano em sua última reunião, apesar da pressão do governo. Entenda em 5 pontos a decisão do BC.

Quando tem que ter o juro alto? Quando se está com excesso de consumo. Alguém aqui está com excesso de consumo --a não ser farmácia? Não tem excesso de consumo, pelo contrário, então não tem razão do juro estar isso.
Luiza Trajano

  • No início do ano, a empresária voltou à lista de bilionários da Forbes. A recuperação aconteceu após uma forte alta nas ações da Magalu, quando sua fortuna passou a ser avaliada em US$ 1,1 bilhão.

Concorrência chinesa

  • A empresária também destacou a competição com gigantes chinesas do comércio eletrônico. "Não tem o que se diferenciar quando você paga 37% de imposto e o outro não paga, né? A gente fala que não pagar imposto é um negócio da China", disse.
  • A discussão entrou na pauta do governo e do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), do qual a empresária também é conselheira.
  • Para ela, não tem como competir com essas empresas. "Estamos trabalhando para conscientizar o consumidor que não é que não queremos [impedir de vender mais barato], mas queremos a mesma vantagem do outro", disse.

Posições de 'esquerda'

  • Ao ser questionada sobre uma suposta ligação com a esquerda, a empresária ressaltou nunca ter sido filiada a partidos políticos. Recentemente, Trajano aceitou convite para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal, o "conselhão". Ela citou, porém, o grupo Mulheres do Brasil, do qual faz parte, junto a mais de 100 mil pessoas, que definiu como um grupo politico de mulheres.
  • A empresária também defendeu o potencial econômico do Brasil. Ela destacou o programa de trainee da Magazine Luiza voltado exclusivamente para candidatos negros, que qualificou como "a maior paulada" que a empresa já levou, por causa da enxurrada de críticas nas redes sociais, apesar de ter visto um alto nível técnico no grupo.