IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comer ou jogar fora? Entenda proibição da Anvisa aos produtos da Fugini

Maionese da marca Fugini - Reprodução/Instagram
Maionese da marca Fugini Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

30/03/2023 11h48

A Anvisa determinou na segunda-feira (27) a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os produtos que estão no estoque da Fugini, em caráter preventivo, após uma inspeção achar falhas na fábrica da empresa em Monte Alto (SP). Entre eles, serão recolhidas as maioneses da empresa.

Que produtos foram vetados?

A suspensão é para todos os produtos da Fugini em estoque na fábrica de Monte Alto, que comercializa molho de tomate, conservas vegetais, maionese, mostarda e ketchup, entre outros.

Foram verificadas "falhas graves" na fabricação dos produtos durante inspeção sanitária na fábrica da empresa, segundo a Anvisa. Além de problemas com higiene, há falhas no controle de qualidade e segurança de matérias-primas e controle de pragas.

Comer ou jogar fora?

Apesar de as falhas poderem comprometer os alimentos, não foram identificadas substâncias danosas nos alimentos. Ainda assim, a determinação da Anvisa fala em proibição no uso — portanto, é recomendado descartar os produtos. O item que demanda um cuidado maior é a maionese.

Qual o problema com a maionese?

Sobre a maionese, a suspeita é de uso de matéria-prima vencida na fabricação do produto, o que o torna impróprio para consumo, de acordo com a Anvisa. Diferentemente dos outros produtos do estoque, a maionese será recolhida. Consumidores e estabelecimentos que tiverem o produto devem entrar em contato com a empresa.

Segundo a EPTV, afiliada da Globo, a Fugini afirmou que um erro operacional nestes lotes teve uso do ingrediente urucum vencido. Ele é um corante natural.

A Fugini admitiu "erro operacional" e disse que o ingrediente vencido representa só 0,003% da formulação da maionese.

Quais lotes de maionese são esses?

  • Produzidos entre 20/12/2022 e 21/3/2023 em Monte Alto (SP)
  • Com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024
  • Com vencimento para dezembro de 2023 e numeração iniciada por 354

O que dizem Anvisa e Fugini

Em nota divulgada ontem em suas redes sociais, a Fugini afirmou que as mercadorias que se encontram à venda, ou já foram compradas, estão seguras e disponíveis para consumo. No entanto, a Anvisa não recomenda o consumo.

Segundo a marca, a vistoria do órgão sanitário na fábrica de Monte Alto gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos. Elas já teriam sido realizadas.

A Fugini ressaltou que, fora a maionese, não há lotes com recall e a "comercialização e consumo dos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo". A empresa ainda destacou que, em 25 anos de atividade, jamais teve algum lote retido por problemas de recall.

Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, a empresa disse que se coloca à disposição dos consumidores pelos canais de atendimento e no telefone 0800 702 4337.

A suspensão da fabricação é válida até a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos.