Banrisul vai financiar projetos para produção de hidrogênio verde
O estado do Rio Grande do Sul, por meio do banco estatal Banrisul, anunciou que vai financiar empresas que criarem tecnologias para produzir hidrogênio verde, gás que pode ser usado como combustível sustentável.
O que é o hidrogênio verde?
É um gás obtido a partir da quebra da molécula de água. Ele pode ser usado como combustível no lugar da gasolina e do diesel, por exemplo.
Há uma exigência: para ser considerado verde, o hidrogênio deve ser obtido a partir de fontes de energia renováveis (hidráulica, eólica ou solar, por exemplo).
Produção financiada
O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, anunciou que o banco vai financiar projetos de hidrogênio verde. A declaração foi feita durante o South Summit, evento de tecnologia e inovação realizado na semana passada em Porto Alegre (RS).
O Brasil aparece como candidato a ser um grande fornecedor de hidrogênio verde, porque já tem uma matriz energética limpa, grande parte dela é hidráulica, eólica, solar.
Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul
Em fevereiro, o governo de Eduardo Leite (PSDB) apresentou um plano para o desenvolvimento do hidrogênio verde no estado. Nele, estima-se que, até 2040, o novo setor poderia gerar 41 mil empregos e alta de cerca de R$ 62 bilhões no PIB do estado.
O plano foi elaborado pela consultoria norte-americana McKinsey & Company. O estudo afirma que apenas o consumo interno estadual já seria capaz de justificar o investimento nessa matriz energética.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.