IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reestatizar Eletrobras não é pauta, reafirma ministro após críticas de Lula

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia - Stella Borges / UOL
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia Imagem: Stella Borges / UOL

Do UOL, em São Paulo

15/05/2023 16h41

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), reafirmou hoje que a reestatização da Eletrobras não está em pauta.

O que aconteceu?

A declaração do ministro ocorre depois que Lula voltou a criticar a privatização da Eletrobras. Na semana passada, o petista disse que o que aconteceu foi uma "bandidagem que deve ser (considerada) um crime de lesa-pátria".

Silveira participou de um seminário sobre infraestrutura e energia promovido pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo.

"Esse assunto [reestatização] — é importante ressaltar — não está em pauta", disse o ministro. "Compreendo que esse debate foi vencido quando o governo decidiu um segundo caminho, que era ter uma participação efetiva."

É público que o presidente da República eleito é crítico ao processo de privatização das empresas estratégicas, que é o caso da Eletrobras, da Petrobras. Isso nunca escondeu de ninguém e ganhou as eleições com esse discurso. Há coerência nessa postura."
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia

Governo Lula quer mais poder na empresa

O governo entrou com uma ação no STF para ampliar seu poder na empresa. A ação apresentada pela Advocacia-Geral da União pleiteia que a União tenha poder de voto proporcional à sua fatia na Eletrobras.

O relator do caso, ministro Kassio Nunes Marques, ainda não tomou decisão sobre o assunto.