IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL ganha quatro prêmios internacionais de design

A reportagem "Mortes invisíveis", sobre os crimes de homicídio e ocultações de cadáveres, foi uma das premiadas - Tércio Teixeira/Folhapress
A reportagem 'Mortes invisíveis', sobre os crimes de homicídio e ocultações de cadáveres, foi uma das premiadas Imagem: Tércio Teixeira/Folhapress

Colaboração para o UOL, de São Paulo

29/05/2023 12h27

Quatro reportagens do UOL foram premiadas na 44ª edição do Best of News Design Creative Competition, que escolheu as reportagens digitais e impressas publicadas em 2022 que mais se destacaram por suas narrativas visuais. Foram recebidos três prêmios de excelência em design e uma medalha de bronze.

Trabalhos premiados

Três trabalhos do UOL foram premiados com o Award of Excellence. Esse prêmio reconhece a "narrativa visual excepcional e excelente". "Essas inscrições vão além da mera competência técnica ou estética e podem ultrapassar os limites da originalidade e criatividade", afirma a Society for News Design (Sociedade de Design de Notícias), entidade norte-americana responsável pela premiação.

As 3 reportagens premiadas por excelência em design são:

  • "Mortes invisíveis", sobre os crimes de homicídio e ocultações de cadáveres realizados por facções criminosas brasileiras, na categoria "Investigativa ou Serviço Público".
  • "Últimos vaqueiros", sobre o desaparecimento das comitivas, que há mais de dois séculos realizam o trabalho tradicional da pecuária na região do Pantanal, na categoria "Regional".
  • "Vasconha", sobre a torcida maconheira e organizada do Vasco, que se profissionalizou e hoje atua como empresa, na categoria "Ilustração produzida internamente".

A reportagem "Massacre de Paraisópolis: os 21 minutos da ação da PM que deixou 9 mortos" recebeu a medalha de bronze na categoria "Vídeo - Elementos de Design". A investigação do UOL também foi finalista do prêmio Digital Media Américas 2023, concedido pela Associação Mundial de Jornais e de Publishers de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês).

A 44ª edição do Best of News Design Creative Competition teve mais de 4.500 inscritos. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por 20 especialistas em design de diferentes países. Veja aqui a lista completa de premiados.