Esse conteúdo é antigo

Com Desenrola, inadimplência cai pelo segundo mês consecutivo, diz Serasa

O número de brasileiros inadimplentes apresentou queda pelo segundo mês consecutivo em julho deste ano. A retração, segundo balanço divulgado pelo Serasa, está associada aos primeiros impactos do programa Desenrola Brasil.

O que aconteceu

Os indicadores estão no Mapa da Inadimplência, divulgados pelo Serasa nesta quarta-feira (16), e mostram redução de 34.495 pessoas com dívidas em atraso em relação ao mês de junho. Ao todo, o Brasil registra 71 milhões de inadimplentes.

Esta é a primeira vez desde junho de 2021 que são registradas duas quedas em sequência.

Em nota, o Serasa afirma que a retração "pode estar ligada aos primeiros impactos do Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, que desde 17 de julho estimula a negociação de dívidas com as instituições financeiras", diz o texto.

Segmento que lidera o volume de inadimplentes no país, as dívidas com bancos e cartões de crédito registraram uma redução de 1,60 ponto percentual, passando de 31,13% em junho deste ano para 29,53% em julho. A diminuição corresponde à maior queda na representatividade desse segmento registrada desde janeiro de 2019.

Ainda de acordo com o Serasa, esse declínio foi impactado pelas dívidas negociadas nos canais do Serasa Limpa Nome, cujo índice relacionado aos grandes bancos aumentou de 14,77%, em junho, para 15,16% no mês passado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes