Valor do PIS ano-base 2022 foi definido pela Caixa? Veja quando será pago

O cronograma de pagamento e o valor do PIS (Programa de Integração Social) referente ao ano-base 2022 ainda não foram estabelecidos devido a um atraso causado pelo calendário PIS/PASEP durante a pandemia. Essa situação resultou em um intervalo de dois anos entre o ano-base e o período de distribuição dos benefícios.

Normalmente, o calendário PIS para o próximo ano é divulgado no final de dezembro, porém, até o momento, as datas e os valores das parcelas para o PIS ano-base 2022 não foram disponibilizados.

O valor do PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo vigente no ano de pagamento. Dessa forma, o montante do PIS 2024 só será conhecido após a divulgação do piso salarial de 2024 pelo governo, sob a administração de Lula (PT).

Vale ressaltar que a maior parte do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que tiveram vínculo empregatício formal ao longo dos 12 meses do ano-base.

Para ser elegível ao recebimento do PIS referente ao ano-base 2022, é necessário preencher os seguintes critérios:

  • Ter recebido remuneração de até dois salários mínimos mensais em 2022;
  • Não ter exercido atividades para pessoa física, excluindo o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregados domésticos;
  • Estar cadastrado no sistema PIS/PASEP por no mínimo cinco anos;
  • Ter trabalhado no mínimo trinta dias com registro formal em carteira no ano de 2022.

Trabalhadores que se encaixam nessas condições devem estar atentos às informações oficiais fornecidas pelo governo para saber quando terão acesso ao benefício do PIS relativo ao ano-base 2022. As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão comunicadas pelas autoridades competentes por meio dos canais oficiais de comunicação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes