43% pediriam demissão caso tivessem que voltar ao escritório todos os dias

Dois em cada cinco profissionais que atuam totalmente em home office ou no modelo híbrido afirmam que procurariam outro emprego caso fossem obrigados a trabalhar exclusivamente no regime presencial. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Offerwise, encomendada pelo QuintoAndar e do Imovelweb. O levantamento foi feito em todas as capitais do país, com pessoas com 18 anos ou mais.

O que aconteceu

Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados afirmam que deixariam o emprego atual caso tivessem que ir ao escritório todos os dias. 60% dos entrevistados trabalham pelo menos um dia fora do escritório, segundo a pesquisa. São 37% de funcionários híbridos e 23% de trabalhadores em regime totalmente remoto.

Ainda segundo a pesquisa, maior número de pessoas com idade entre 35 e 44 anos expressaram o desejo de deixar o trabalho nessa situação — metade dos entrevistados afirma que deixaria o trabalho caso seja obrigado a ir presencialmente todos os dias. Entre aqueles com idade entre 18 e 24 anos, o percentual é de 39%.

O estudo mostra que há uma relação entre o trabalho e a escolha do local onde moram para parcela dos brasileiros. Ao todo, 33% afirmaram que a sua atividade profissional influenciou na escolha da residência. Destes, 57% observaram a proximidade com o local de trabalho, 28% levaram em consideração a proximidade com transporte público e 24% a rapidez do trajeto entre casa e trabalho, sem trânsito.

Morar em um local silencioso para trabalhar de casa é considerado o fator mais importante na hora de escolher um imóvel para morar (70%). E morar perto do local de trabalho é algo importante para 66% dos entrevistados.

A pesquisa, foi realizada por meio de um questionário online. Foram entrevistados 1.914 homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais, nas 27 capitais do Brasil.

Pesquisa IBGE

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE aponta que 51,2% dos profissionais que fizeram trabalho remoto no último trimestre de 2022 eram homens e 63% eram brancos.

Ao todo, 9,5 milhões de brasileiros trabalharam de forma remota no ano passado, pouco menos de 10% do total de empregados no país no período.

Continua após a publicidade

O mais recente levantamento feito pelo IBGE mostra quem são as pessoas que ainda têm essa flexibilidade no pós-pandemia e foi a primeira pesquisa do instituto que investiga este perfil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes