Pan vai a leilão: marca tem doces célebres e cigarrinho que envelheceu mal

O leilão da marca de chocolates Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), que teve sua autofalência decretada em fevereiro de 2023, ocorre nesta semana. A empresa fez parte da memória afetiva das pessoas, mas não conseguiu arcar com as dívidas.

Veja os produtos icônicos da Pan:

Cigarrinhos de chocolate

Cigarrinhos de chocolate
Cigarrinhos de chocolate Imagem: Divulgação

Lançados em 1941, os cigarrinhos de chocolate ao leite foram um sucesso. Na época, o hábito de fumar era considerado "chique" pela sociedade. Portanto, a ideia era que o cigarrinho de chocolate simulasse a forma de consumir o tabaco.

A embalagem era feita no formato de um maço de cigarro. Em 1959, ganhou os rostos de dois meninos: um negro e um branco, que seguravam o chocolate como se estivessem fumando.

Na década de 1990, quando o Ministério da Saúde começou a combater o tabagismo, a Pan mudou o nome do produto para rolinhos de chocolate. O produto não é mais vendido pela empresa.

Moedas de chocolate

Moedas de chocolate
Moedas de chocolate Imagem: Divulgação

Uma caixa cheia de chocolates em formato de moeda e embrulhados em papel dourado, similar a ouro. As moedas de chocolate também são uma invenção da Pan.

Continua após a publicidade

Criado na década de 1940, o produto é um dos mais vendidos pela empresa até hoje, segundo o site oficial da Pan.

Chocolápis

Chocolápis
Chocolápis Imagem: Divulgação

Criado no início dos anos 2000, o chocolápis foi outro produto voltado para o público infantil. Em uma época de popularização dos lápis de cor, o produto vinha em uma embalagem que simulava uma caixinha de lápis e continha chocolates de diversas cores.

Balas Paulistinha

Balas Paulistinha
Balas Paulistinha Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Um dos primeiros produtos lançados pela empresa, ainda na década de 1930, as Balas Paulistinha não eram feitas de chocolate. Elas, no entanto, fizeram muito sucesso. O produto foi inspirado na Revolução Constitucionalista de 1932, deflagrada em São Paulo contra o governo federal, de Getúlio Vargas.

As balas azedinhas eram feitas em três cores: vermelha, amarela e verde, e ficaram à venda por cerca de 70 anos.

Chocolate diet

A Pan também foi responsável por colocar no mercado o primeiro chocolate diet ao leite, em uma época em que se começava a discutir a questão nutricional e o alto consumo de açúcar entre as pessoas.

O produto foi bem aceito no mercado. O chocolate ganhou versões com recheios de avelã e castanhas de caju.

Trio de caixinhas

Imagem
Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

A Pan também tem um chocolate impróprio para menores de 18 anos. É o choconhaque, chocolate recheado de conhaque que é carro-chefe da empresa nas vendas.

Outro produto que dá "água na boca" em muitas pessoas é o granulado de chocolate. O produto também foi inventado nos primeiros anos da empresa. Há ainda as tradicionais passas cobertas com chocolate.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes