'Fazendeiras': Instituto em favela capacita mulheres para construção civil
Não é comum ver mulheres trabalhando em atividades que são base da construção civil e da arquitetura: pedreiras, encanadoras, eletricistas. Pensando nessa realidade e na possibilidade de preparar mulheres que vivem nas favelas para reformarem suas próprias casas, o Instituto Fazendinhando criou o projeto 'Fazendeiras', conta Esther Carro, fundadora da instituição em entrevista ao Divã de CNPJ.
Nas formações das 'Fazendeiras', mulheres que vivem principalmente no Complexo de Paraisópolis, em São Paulo, têm a oportunidade de desenvolver uma nova profissão. As alunas aprendem técnicas de reforma e são conectadas com oportunidades de trabalho na construção civil.
No Fazendiando, nós já temos mulheres que são coordenadoras, que fazem a gestão das obras nos mutirões. Elas também são coordenadoras durante as capacitações, nós temos mulheres que transformam suas próprias moradias. Você gera confiança, autoestima. [...] Elas entendem que são agentes de transformações
As aulas trabalham empreendedorismo, sustentabilidade e a autonomia das alunas para que elas sintam que podem colaborar com a realidade em que vivem, diz Esther Carro. "O que nós ouvimos na favela é 'você é o problema', você mora aí porque você quis. Foi uma escolha sua. Eu escuto muita coisa complicada. Mas as pessoas não falam que não temos infraestrutura urbana, que o conhecimento técnico não chega nas favelas".
O videocast Divã de CNPJ é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Esther Carro:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.