Conteúdo publicado há 1 mês

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite; veja lista

O Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de dez marcas de azeite de oliva extravirgem.

O que aconteceu

Comerciantes, varejistas e atacadistas devem retirar o produto de circulação. A medida é cautelar e faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani, que identificou esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva fraudados.

Dez marcas foram listadas pelo governo federal. São elas: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

Após o recolhimento, os fornecedores devem comunicar o governo federal. A comunicação deve ser feita pelo canal oficial Fala.BR, para que seja realizada a devida ação fiscal para a correta destinação desses produtos.

Consumidores não devem ingerir os azeites listados. Caso já tenham comprado, a recomendação da pasta é de solicitar sua substituição do produto, nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Os clientes podem ainda informar ao Ministério da Agricultura o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.

O UOL tenta contato com os fabricantes das marcas citadas. Se houver retorno, o texto será atualizado. O espaço segue aberto para manifestação.

Operação Getsêmani

A Operação Getsêmani foi deflagrada nos dias 6, 7 e 8 de março. Os alvos estavam localizados nos municípios de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN).

Na ação, foi realizado o fechamento cautelar da indústria. Também foi feita a apreensão de 104.363 litros de azeite de oliva fraudados e de diversos tipos de rótulos e embalagens. Além da composição desconhecida, foram identificadas produção e comercialização em condições higiênico sanitárias inadequadas em estabelecimento clandestino, ocasionando risco à saúde pública e concorrência desleal.

Deixe seu comentário

Só para assinantes