É melhor alugar ou comprar um imóvel, como defende Nath Finanças?

A dúvida entre comprar ou alugar um imóvel é recorrente. Se por um lado os juros encarecem o financiamento, por outro quem tem o próprio imóvel pode fugir dos aumentos expressivos nos preços dos aluguéis.

A influenciadora e especialista em finanças pessoais Nath Finanças tem argumentado a favor do financiamento. Em uma das postagens das últimas semanas, ela conta um exemplo de um deles, ela mostra o relato de uma pessoa que comprou um imóvel financiado e alugou a propriedade. O dinheiro recebido pelo aluguel pagava o próprio financiamento e parte do aluguel na casa onde reside hoje. Além disso, ela também argumenta que é possível financiar e amortizar as parcelas, para pagar em um prazo bem menor do que o inicial. Como exemplo, Nath conta ter financiado a casa da própria mãe em 30 anos, mas diz que o pagamento será concluído em apenas três anos.

Mas será que essa é a melhor opção? Veja os prós e contras para tomar a melhor decisão.

É uma boa hora para comprar um imóvel?

Ao tentar saber se é uma boa financiar, você deve comparar os juros atuais com os dos últimos 10 anos. É o que diz Gabriel Redivo, sócio e diretor de gestão da gestora de patrimônio Aware Investments. Isso porque o financiamento é uma dívida de longo prazo. Se os juros estiverem abaixo da média histórica, é uma boa janela para compra. Do contrário, pode ser vantajoso esperar mais um pouco por juros mais oportunos e continuar no aluguel.

Se o consumidor já tem todo o dinheiro em conta para comprar a vista, hoje vale a pena alugar e deixar o dinheiro em investimentos. Para chegar a essa conclusão, Redivo lembra que o CDI acumulado nos últimos anos foi de 131,10%, ou cerca de 8,7% em termos anualizados. Com a taxa básica de juros em 10,75%, há uma oportunidade interessante ao observar a média histórica do CDI. Segundo ele, essa diferença de taxa influencia significativamente a decisão de compra ou aluguel de um imóvel.

Por exemplo: se o investidor paga R$ 2.500 por mês de aluguel em um imóvel avaliado em R$ 400.000, a taxa de aluguel anual seria de 7,5% ao ano. Caso encontre um investimento que ofereça um retorno superior a essa taxa de aluguel, pode ser mais vantajoso financeiramente optar pelo aluguel em vez da compra.

Mas o financiamento não é ruim. É essencial saber se o financiamento cabe no bolso, afirma Felipe Molinari, CEO da Mosaico Investimentos.

Compare o financiamento com o custo do aluguel. É uma boa simular quais seriam as parcelas do financiamento, considerando o valor disponível de entrada, e se elas seriam maiores ou menores que o aluguel pago no mesmo imóvel. Se as parcelas do financiamento forem muito mais altas, vale alugar e investir o restante.

Continua após a publicidade

Para a população brasileira, a casa própria tem uma importância cultural significativa, lembra Molinari. Por isso, o financiamento é uma boa ferramenta para quem não tem dinheiro para comprar à vista. "Com o tempo, o imóvel tende a se valorizar, permitindo ao proprietário um aumento de seu patrimônio", afirma.

Devo amortizar as parcelas para pagar a dívida mais rápido?

Depende. É preciso avaliar o custo de oportunidade - termo que significa saber qual seria o custo ou retorno de uma ou outra decisão com o dinheiro. Se a dívida com os juros custa, no total, 10% ao ano, ao mesmo tempo em que a taxa Selic está em 12%, seria mais sensato manter o dinheiro investido e aproveitar a rentabilidade do investimento, diz o CEO da Mosaico Investimentos. Por outro lado, se os juros da dívida forem de 10% ao ano e a Selic anual estiver no patamar de 8%, faria mais sentido usar o dinheiro para amortizar a dívida e diminuir os juros e o tempo de pagamento.

Mas a decisão de quitar a dívida deve considerar também o bem-estar. De acordo com os especialistas, é preciso levar em conta não apenas os aspectos matemáticos, mas também os emocionais. Tenho disciplina para pagar aquele imóvel ao longo de muitos anos? Minha situação financeira é estável? Em muitos casos, consultar um planejador financeiro pode auxiliar na tomada de decisão.

Além do dinheiro, o que mais devo levar em conta na hora de fechar o negócio?

É ideal entender se o imóvel atende às expectativas futuras da família. Por exemplo, se a casa está próxima do trabalho, se a família vai crescer ou diminuir nos próximos anos, se há aceitação de animais de estimação e a segurança do bairro, por exemplo.

Continua após a publicidade

Empreendimento pode valorizar? Além de observar as condições do imóvel, vale olhar para a localização, como mercados, pontos de ônibus e até metrôs nas redondezas. Vale também verificar se as documentações estão livres de pendências legais, como hipotecas, dívidas com condomínio ou aluguéis atrasados ou processos judiciais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes