Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Fed tem encontro sob pressão para agir contra turbulências

Por Pedro Nicolaci da Costa

09/08/2011 10h00

O Federal Reserve reúne-se nesta terça-feira em meio a uma crescente pressão para que tome alguma ação para conter a turbulência dos mercados relacionada a temores de uma nova recessão nos Estados Unidos.

O problema é que o kit de ferramentas do banco central norte-americano parece exaurido, levantando questões sobre a efetividade de qualquer estímulo extra.

Embora a maioria dos analistas espere que o Fed não faça nenhuma grande mudança na política nesta terça-feira, alguns se perguntam se os problemas do mercado irão justificar alguma intervenção.

O Fed vai anunciar sua decisão às 15h15 (horário de Brasília).

"Se o Fed não fizer nada, vai ser uma decepção neste momento", disseram analistas do JP Morgan em teleconferência para discutir o rebaixamento da dívida norte-americana pela S&P.

Alguns economistas argumentam que o Fed está ficando sem municação. A taxa de juro está perto de zero e o balanço do BC está em um recorde de US$ 2,9 trilhões depois de um afrouxamento monetário sem precedentes.

Ainda assim, existem algumas coisas que o Fed pode fazer, como sugerir que revisará para baixo as previsões de crescimento, um primeiro sinal em direção a uma acomodação maior de política.

O Fed também pode decidir começar a reevinvestir os recursos de bônus vencendo em seu portfólio em Treasuries de maior vencimento, pressionando para baixo os custos de financiamento de longo prazo.