Itália e Espanha ajudam ações europeias a começarem 3º tri em alta
LONDRES, 1 Jul (Reuters) - As ações europeias subiram nesta segunda-feira tendo em vista que dados econômicos acima da expectativa no sul da Europa e algumas atividades de fusão e aquisição fizeram com que gerentes de fundos elevassem suas posições no primeiro dia do terceiro trimestre.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 1 por cento para 1.163 pontos. O índice subiu no primeiro dia de cada um dos últimos sete trimestres graças às ações do banco central para apoiar a economia e estabilizar os mercados, o que deu fôlego ao rali no mercado acionário.
O espanhol IBEX e o italiano FTSE MIB, com alta de 1,9 por cento e 1,5 por cento respectivamente, foram os índices nacionais com melhora performance uma vez que dados da indústria melhor do que o esperado deram suporte.
O diretor de investimentos da Coutts UK, Alan Higgins, disse que aumentou suas posições nas últimas semanas e começou a comprar ações mais dependentes do ciclo econômico.
"Uma coisa que tivemos por muitos anos é o viés de renda e de qualidade", disse ele, referindo-se à preferência do mercado para altos rendimentos de dividendos e ganhos de segurança durante o auge da crise financeira.
"Estamos mudando lentamente isso. Então, nós estamos olhando para comprar ativos financeiros e de materiais básicos", acrescentou.
As ações dos setores de viagens e lazer, serviços financeiros e recursos básicos registraram os melhores desempenhos nesta segunda-feira, com altas entre 2 por cento e 2,8 por cento.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,49 por cento, a 6.307 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,31 por cento, para 7.983 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,76 por cento, a 3.767 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib subiu 1,5 por cento, para 15.459 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 ganhou 1,9 por cento, a 7.907 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,04 por cento, para 5.614 pontos.
(Reportagem de Francesco Canepa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.