IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Produção da Petrobras no Brasil sobe 1,7% em junho e atinge 2 mi bpd

18/07/2014 20h00

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras produziu média de 2,008 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no Brasil em junho, alta de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 1,7% ante maio, informou a estatal nesta sexta-feira.

A empresa não registrava média de produção mensal acima de 2 milhões de bpd desde dezembro de 2012, quando produziu 2,03 milhões de bpd. Apesar do aumento recente da produção do pré-sal, campos maduros da estatal declinaram.

A companhia tem metas ambiciosas para 2014, de elevar a produção de petróleo ao final do ano em 7,5% ante 2013, à medida que novas áreas, especialmente do pré-sal, entram em operação. Mas no segundo trimestre a extração no país cresceu em média 2,1%, segundo cálculos da Reuters com base em números da empresa, o que coloca desafios para a estatal.

Já a produção de gás da Petrobras, em junho, atingiu média diária de 66,4 milhões metros cúbicos, um recorde mensal, com avanço de 4,7% em relação a junho de 2013 e alta de 1,5% frente maio.

Somando a produção de petróleo e gás no Brasil, que responde por grande parte da extração da empresa, a Petrobras produziu 2,42 milhões de barris de óleo equivalente por dia, alta de 1,6% em relação ao mês anterior.

"O crescimento da produção decorreu, principalmente, do aumento do volume produzido pela plataforma P-62, que começou a operar em maio no campo de Roncador (Bacia de Campos)", disse a companhia, que garantiu em nota que novos sistemas e outros que ainda entrarão em 2014 devem contribuir para o crescimento da produção conforme o previsto no Plano de Negócios 2014-2018.

Outra contribuição para a alta da produção em junho veio da entrada em operação, também em maio, de um novo poço ligado à plataforma P-48, no campo de Caratinga, no pré-sal da Bacia de Campos.

Além disso, a plataforma P-51, no campo de Marlim Sul, também em Campos, voltou a operar após parada programada para manutenção. A empresa também iniciou Teste de Longa Duração (TLD) na área de Iara Oeste, na Bacia de Santos.

No pré-sal, a Petrobras informou que a produção média atingiu 477 mil bpd em junho, com alta de 6,7% em relação a maio. Esse volume inclui a parte operada pela estatal para seus parceiros.

A empresa ponderou ainda que, de acordo com o planejado, em junho foram executadas paradas programadas para manutenção em algumas plataformas, o que resultou na interrupção temporária de 19 mil bpd na produção média do mês.

(Por Marta Nogueira)