IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras confirma Bendine na presidência e Monteiro em Finanças

Aldemir Bendine (à esq.), novo presidente; e Ivan Monteiro (à dir.), diretor de Finanças - Luis Ushirobira/Valor e Leticia Moreira/ Folhapress
Aldemir Bendine (à esq.), novo presidente; e Ivan Monteiro (à dir.), diretor de Finanças Imagem: Luis Ushirobira/Valor e Leticia Moreira/ Folhapress

06/02/2015 15h39Atualizada em 10/02/2015 08h29

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, em reunião nesta sexta-feira, Aldemir Bendine para a presidência-executiva e Ivan Monteiro para a diretoria de Finanças da estatal.

Bendine e Monteiro ocupavam os mesmos cargos no Banco do Brasil, também controlado pela União.

Eles assumem os dois principais cargos na gestão da petroleira em meio ao escândalo bilionário de corrupção envolvendo a empresa, ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos.

No começo da manhã, fontes relevaram à agência de notícias Reuters que a presidente Dilma Rousseff tinha apontado o nome de Bendine para assumir a Petrobras no lugar de Maria das Graças Foster, que renunciou ao cargo na quarta-feira junto com outros cinco diretores, em uma decisão que surpreendeu o Palácio do Planalto.

Monteiro assumirá a área financeira da Petrobras no lugar de Almir Barbassa.

Diretores interinos para áreas operacionais

O Conselho também elegeu diretores interinos para áreas operacionais.

Segundo fato relevante, assumem como diretores interinos Solange da Silva Guedes (Exploração e Produção), Jorge Celestino Ramos (Abastecimento), Hugo Repsold Junior (Gás e Energia) e Roberto Moro (Engenharia, Tecnologia e Materiais).

O novo comando da Petrobras terá o desafio de regularizar a publicação de demonstrações financeiras auditadas referentes ao terceiro trimestre de 2014, com o lançamento de baixas contábeis por ativos sobrevalorizados que são alvo de investigação na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O nome de Bendine para liderar a Petrobras não foi bem recebido por investidores e analistas, que esperavam um nome do mercado para assumir o posto, motivando queda das ações da companhia a Bovespa.

(Por Cesar Bianconi)