IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Executivo do BNP Paribas é cotado para chefiar o BC da França

21/04/2015 11h04

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - Um dos principais exectivos do BNP Paribas, François Villeroy de Galhau, surgiu como possível candidato para substituir o presidente do Banco Central francês nesta terça-feira, quando foi escolhido para conduzir uma iniciativa de investimento patrocinada pelo governo.

A nomeação de Villeroy de Galhau para um cargo público na França pode ajudar a apaziguar quaisquer objeções políticas dentro do país mais adiante quando o governo socialista selecionar um banqueiro do mercado para o lugar de Christian Noyer quando ele se aposentar ainda este ano.

Mesmo assim, o jornal Les Échos relatou que o presidente do BC europeu, Mario Draghi, ficou surpreso nos últimos dias ao saber que um banqueiro do BNP poderia assumir o cargo, já que esperava que Benoît Coeuré, membro do comitê executivo do órgão que chefia e cidadão francês, ficasse com a vaga.

Villeroy de Galhau irá deixar um dos dois postos de diretor operacional do maior banco da França para liderar uma missão de investimento recém-criada, disse o governo em um comunicado.

O governo informou que parte de sua função será fazer com que empresas francesas e europeias, especialmente as menores, usufruam plenamente dos benefícios de um ambiente de negócios com baixa taxa de juros.