Indústria da China recua no ritmo mais rápido desde 2012, mostra PMI oficial
XANGAI (Reuters) - A atividade industrial da China contraiu no ritmo mais rápido em quase três anos e meio em janeiro, mostrou a pesquisa oficial Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), sugerindo que a segunda maior economia do mundo começou 2016 com fraqueza.
O PMI oficial caiu a 49,4 em janeiro ante 49,7 no mês anterior e abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração. É a leitura mais baixa desde agosto de 2012 e ficou abaixo da expectativa de 49,6 em pesquisa da Reuters.
Esse é o sexto mês consecutivo de contração da atividade industrial.
O PMI da indústria do Markit/Caixin também mostrou que a atividade está se deteriorando, embora a um ritmo mais lento que em dezembro. O índice foi a 48,4, acima da expectativa de 48,0 e da leitura de dezembro de 48,2.
A pesquisa do Markit se foca mais em empresas de pequeno e médio porte enquanto a oficial olha mais para empresas estatais maiores.
Já o PMI oficial de serviços caiu para 53,5 ante 54,4 em dezembro, mostrando ligeira desaceleração no crescimento da atividade de serviços.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.